Santa Lúcia do Piaí e a exposição de produtos agrícolas de 1965 - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória22/08/2019 | 07h00Atualizada em 22/08/2019 | 07h00

Santa Lúcia do Piaí e a exposição de produtos agrícolas de 1965

Mostra integrava as atividades da Diretoria de Fomento e Assistência Rural, da prefeitura, comandada pelo engenheiro agrônomo José Zugno

Santa Lúcia do Piaí e a exposição de produtos agrícolas de 1965 Hildo Boff, Optica Caxiense / Acervo de família, divulgação/Acervo de família, divulgação
O engenheiro agrônomo José Zugno (falando ao microfone) na solenidade de abertura, acompanhado por Ildo Meneghetti, Hermes Weber, Dom Benedito Zorzi e diversas outras autoridades locais Foto: Hildo Boff, Optica Caxiense / Acervo de família, divulgação / Acervo de família, divulgação

As exposições de produtos agrícolas e animais foram uma das marcas do professor e engenheiro agrônomo José Zugno no período em que esteve à frente da Diretoria de Fomento e Assistência Rural da prefeitura. Uma das edições mais badaladas ocorreu em Santa Lúcia do Piaí, durante a administração de Hermes João Weber (1964-1968). 

José Zugno e os primórdios da Feira do Agricultor em 1979

A mostra, que teve início em 30 de maio de 1965 e estendeu-se até o dia 8 de junho, foi a segunda a ocorrer no distrito – o debut ocorreu em 1963. Conforme o programa original da época,"será uma festa dos agricultores e do povo de Santa Lúcia do Piaí, que vai mostrar a Caxias e aos inúmeros visitantes os frutos desse solo e o que o esforço, a inteligência, a iniciativa e a união entre todos é capaz de fazer para o bem de sua terra".

A exposição agrícola ocorreu na parte superior do então novo salão paroquial e teve como diretor  da comissão organizadora o professor Mario Buffon, auxiliado, na ornamentação do espaço, pelo decorador, artista plástico e projetista Guido Frezza. Já a mostra de animais, a primeira a ser realizada no distrito, foi presidida pelo senhor Júlio Bolson.

Leia mais:
José Zugno: Caxias antiga em clima de primavera
José Zugno e o Horto Municipal nos anos 1960
Manuel Martins: o jardineiro do antigo Horto Municipal 

Dom Benedito, Hermes Weber (ao fundo) e o governador Ildo Meneghetti (C) conferem a mostraFoto: Hildo Boff, Optica Caxiense / Acervo de família, divulgação

Comércio e indústria

Além de expor a produção, a iniciativa permitia que os agricultores comercializassem  hortifrutis e outras iguarias típicas da colônia, a partir de critérios elaborados por uma comissão dirigida pelo senhor Leonildo Lazzarotto. Outras comissões davam conta dos produtos da indústria e do comércio locais, do churrasco oferecido às autoridades e da recepção em si— a cargo, respectivamente, dos senhores Secondino Bonatto, José Ady Velho e Alfredo Frizzo. 

Leia mais:
Família de Secondino Bonatto em Santa Lúcia do Piaí
Secondino Bonatto e o moinho de Santa Lúcia do Piaí
Os 60 anos de uma capela-escola em Santa Lúcia do Piaí   

Registros históricos

Nas imagens desta página, alguns momentos da solenidade de inauguração, que contou com a presença do engenheiro agrônomo José Zugno; do governador do Estado, Ildo Meneghetti; do prefeito de Caxias, Hermes Weber; do bispo Dom Benedito Zorzi; do diretor da Ascar e paraninfo da exposição, Bento Pires Dias; e do presidente da Câmara de Vereadores, Nadyr Rosseti, além de centenas de convidados, agricultores e moradores do distrito – todos contemplados com uma apresentação da Banda do Cristóvão de Mendoza, regida pelo Maestro Gama.

Leia mais:
Santa Lúcia do Piaí pelas lentes de Fiorentino Cavalli
Santa Lúcia do Piaí: um fotógrafo e um distrito eternizado
Família de João Communello em Santa Lúcia do Piaí
Família Andreazza em Santa Lúcia do Piaí
O Bar Communello na história de Santa Lúcia do Piaí   

Iinauguração teve a presença de Hermes Weber e Ildo Meneghetti (C)Foto: Hildo Boff, Optica Caxiense / Acervo de família, divulgação

Auxílio aos produtores

Além da exposição, José Zugno e a Diretoria de Fomento e Assistência Rural promoviam cursos e palestras para auxiliar os agricultores. Na semana que antecedeu o evento, por exemplo, foram realizados encontros técnicos em diversas localidades do distrito. Sempre com o apoio do sub-prefeito Luiz Tomazzelli e dos padres Roque Castellano e Domingos Tonini, vigário de Santa Lúcia do Piaí. 

À época, a Diretoria de Fomento dispunha de oito serviços direcionados ao setor: Assistência às Lavouras; Sementes, Mudas e Adubos; Tratores; Apicultura; Ovinocultura; Veterinária; Inseminação Artificial e Horto Florestal.

Na imprensa há 64 anos

Abaixo, a capa do Pioneiro destacando o sucesso da mostra, em 5 de junho de 1965. Na sequência, outras publicações e matérias enfocando a exposição.

Leia mais:
Família Damin e as origens de Santa Lúcia do Piaí
Família de Antonio Damin em Santa Lúcia do Piaí
Família de Francesco Lazzarotto na década de 1920
Francesco Lazzarotto e a capela da Linha São Maximiliano  

Foto: Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul / reprodução
Foto: Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul / reprodução
Foto: Acervo de família / reprodução
Foto: Acervo de família / reprodução

Leia mais:
A linha de ônibus de Santa Lúcia do Piaí
Os 90 anos de dona Rachele Costa Giordani
Santa Lúcia do Piaí: a morte de Dom Ambrósio Andreazza em 1947
Santa Lúcia do Piaí: as origens de Nova Camaldoli
Santa Lúcia do Piaí recebe Euclides Triches em 1952 

Trajetória de José Zugno em livro

Informações e fotos desta página são uma colaboração de Ricardo Zugno, filho de José Zugno e autor do livro A Palmeira Humana: Memórias do Naturalista e Escritor José Zugno, organizado em parceria com a jornalista Vera Mari Damian. 

A sessão de autógrafos e a abertura da exposição temática sobre o professor estão previstas para o mês de novembro, no Museu dos Capuchinhos – foi no jornal Correio Riograndense, aliás, que José Zugno (1924-2008) assinou por mais de 50 anos, ininterruptamente, a coluna Vida Agrícola.

O engenheiro agrônomo José Zugno em 2007, um ano antes de seu falecimentoFoto: Juan Barbosa / Banco de dados, Agência RBS

Leia mais:
Chico Jardineiro: a trajetória de Francisco Maldonado Rodrigues
Jimmy Rodrigues e a antiga praça das rosas
Raridade: vídeo traz imagens das roseiras e da praça em 1957
Jardins da Praça Dante Alighieri nos anos 1950
Pisando em uvas na Praça Dante Alighieri
Praça Dante e as pedras portuguesas: a trajetória de José Barbosa de Oliveira 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  



g Memória  



 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros