Família de Antonio Damin em Santa Lúcia do Piaí - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória13/03/2019 | 07h30Atualizada em 13/03/2019 | 16h00

Família de Antonio Damin em Santa Lúcia do Piaí

Filho de Abramo Damin e Anna Dall'Agnol deixou larga descendência a partir do casamento com a filha de imigrantes russos Stanislava Geras

Família de Antonio Damin em Santa Lúcia do Piaí Acervo de família / divulgação/divulgação
A família de Antonio Damin e Stanislava Geras (sentados ao centro) no dia do casamento do filho Adelino com Anna Rodrigues da Silva (D), em 1946 Foto: Acervo de família / divulgação / divulgação

Dando continuidade às origens de Santa Lúcia do Piaí, pesquisadas pelo historiador Éder Dall'Agnol dos Santos, destacamos hoje a saga de Antonio Damin, que recebeu o mesmo nome do avô, um dos colonizadores da localidade. 

Família Damin e as origens de Santa Lúcia do Piaí

Nascido em 1896, o primogênito do casal Abramo Damin e Anna Dall’Agnol deixou uma larga descendência a partir do casamento religioso. Aos 23 anos, ele uniu-se a jovem Stanislava Geras, 20, filha dos imigrantes russos Stanislau Geras e Anna Londka — a família Geras emigrou para o Brasil em 1890. 

O casamento, em 4 de maio de 1919, foi realizado na Capela de Santa Lúcia, atual Igreja de Santa Lúcia do Piaí, nascendo dessa união 10 descendentes: Primo Alfredo, Adelino Pedro, Elvira Angela, Arlindo Francisco, Ernesto João, Carolina Hermínia, Nezi Terezinha, Fiorentino Joaquim, Armelindo Antonio e Maria Damin. 

Destes, residem no distrito de Santa Lúcia do Piaí atualmente Fiorentino Joaquim Damin, 83 anos (foto abaixo), e Maria Damin Ferrazza. Já no estado de São Paulo residem as duas irmãs religiosas: Elvira Angela (Irmã Rosalbina) e Carolina Hermínia (Irmã Florice).

O trabalho

Após atuar em uma serralheria na região de Vila Seca, no início da década de 1930, Antonio e a família mudaram-se para a Linha Faria Lemos. Foi onde trabalhou na agricultura e morou até falecer, em 21 de novembro de 1977. 

Na imagem que abre a matéria, a família de Antonio e Stanislava. Da esquerda para direita, em pé, estão Guilhermina Novello (esposa de Primo Damin, com o filho Darci), Primo Damin, Ernesto Damin, Arlindo Damin, Adelino Damin e Anna Rodrigues da Silva (esposa de Adelino). À frente, da esquerda para a direita, vemos Nezi Damin, a matriarca Stanislava Geras (com a filha Maria Damin), Fiorentino Damin, o patriarca Antonio Damin, Armelindo Damin, Carolina Damin (Irmã Florice) e Elvira Damin (Irmã Rosalbina). 

A foto foi captada durante a comemoração do casamento de Adelino e Anna, em 1946. Nascida em 29 de fevereiro de 1924, Anna, 95 anos, atualmente reside em Faria Lemos. 

Leia mais:
Origens da família Dall'Agnol
Família Dall'Agnol celebra as origens na Itália
A trajetória da família Tessari em livro 

Fiorentino Damin, filho de Antonio e Stanislava, em meados dos anos 1950Foto: Acervo de família / divulgação
Stanislava e Antonio com os filhos Primo e Adelino, na década de 1920Foto: Acervo de família / divulgação

Livro 

A trajetória da família Damin, assim como outras que ajudaram a colonizar o distrito de Santa Lúcia do Piaí, é fruto de uma pesquisa do historiador Éder Dall'Agnol dos Santos. O trabalho, segundo Dall'Agnol, deverá ser transformado em livro.  

Participe 

Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie as imagens, em alta resolução, acompanhadas de um breve histórico, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.

Leia mais:
Memórias de Santa Lúcia do Piaí em livro
Os 60 anos de uma capela-escola em Santa Lúcia do Piaí
Ponte Heitor Curra em Mato Perso em 1935
Encontro da família Chies em Carlos Barbosa
Encontro da família Soldatelli em São Marcos 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros