A linha de ônibus em Santa Lúcia do Piaí  - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória05/07/2019 | 07h00Atualizada em 05/07/2019 | 07h00

A linha de ônibus em Santa Lúcia do Piaí 

Transporte surgiu juntamente com a empresa da família de seu Egidio (Lilo) Costa, no final da década de 1940

A linha de ônibus em Santa Lúcia do Piaí  Acervo de família / divulgação/divulgação
O ônibus de linha em frente ao antigo comércio da família, durante a neve de 1965 Foto: Acervo de família / divulgação / divulgação

A celebração dos 90 anos de dona Rachele Costa Giordani, neste domingo, em Santa Lúcia do Piaí, traz também as lembranças dos primórdios do transporte coletivo na localidade. Era da antiga firma do pai dela, Egídio Costa, o seu Lilo, o primeiro ônibus ligando o distrito ao centro de Caxias do Sul.

Memórias de Santa Lúcia do Piaí em livro 

Toda essa história começou em 1946, quando o empresário adquiriu um prédio construído pelo senhor José Bonalume, com a intenção de abrir uma loja em parceria com os Magnabosco, de Caxias. Tempos depois, Lilo assumiu o negócio, juntamente com o filho Claudino Costa e o genro Jacob Boff, casado com Theresa Costa. Nascia aí a "Claudino Costa & Cia Ltda", empresa que, posteriormente, adquiriu um ônibus da senhora Rosa Giordani e deu início à concessão do transporte de passageiros na vila.

Era a época em que diversas outras localidades dos arredores de Caxias, como Galópolis, São Marcos e Ana Rech, começavam a se expandir, necessitando de mobilidade constante para seus moradores e visitantes. Na foto maior ao lado, o primeiro ônibus, em finais da década de 1940, captado pelo fotógrafo Giacomo Geremia. Na sequência, o “novo” veículo coberto pela neve de agosto de 1965, em frente à antiga loja. 

Conforme informações repassadas pela família, atualmente o negócio funciona como um dos mercados do distrito, agora denominado "Comercial Costa e Boff" e administrado por Gilmar Boff, Joceli Egídio Boff e Luiz Costa, netos de Lilo.  

Leia mais:
Santa Lúcia do Piaí recebe Euclides Triches em 1952
Família Damin e as origens de Santa Lúcia do Piaí
Família de Antonio Damin em Santa Lúcia do Piaí  

O primeiro ônibus da linha Santa Lúcia do Piaí-Caxias, no final da década de 1940Foto: Giacomo Geremia / Acervo de família, divulgação

A família 

Egídio Costa, o seu Lilo, e dona Anna Bertoldi (foto acima) casaram em fevereiro de 1924 e tiveram 13 filhos: Claudino, Thereza, Elsa, Rachele, Guerino, João, Marcelina, Rosa, Vergília, Ercília, Arcino, Pedro e Nair. Antes do armazém na vila, mantiveram um comércio junto à casa onde a família morava, na Capela São Paulo.

Leia mais:
Santa Lúcia do Piaí pelas lentes de Fiorentino Cavalli Santa Lúcia do Piaí: um fotógrafo e um distrito eternizado
Família de João Communello em Santa Lúcia do Piaí
Família Andreazza em Santa Lúcia do Piaí
O Bar Communello na história de Santa Lúcia do Piaí   

O casal Egídio (Lilo) e Anna Bertoldi Costa no final dos anos 1950Foto: Acervo de família / divulgação

Acidente 

Um acidente em 1947 marcou a história do transporte coletivo de Santa Lúcia do Piaí. Foi em 13 de outubro daquele ano, quando o frei camaldulense Ambrósio Andreazza estava no ônibus que se dirigia de Santa Lúcia a Caxias. 

Nas proximidades do Rio Piaí, o motorista perdeu o controle do veículo e avançou em direção a um perau. Dos 13 passageiros, Dom Ambrósio (1907-1947) foi a única vítima fatal do acidente. 

Leia mais:
Santa Lúcia do Piaí: a morte de Dom Ambrósio Andreazza em 1947
Santa Lúcia do Piaí: as origens de Nova Camaldoli
Os 60 anos de uma capela-escola em Santa Lúcia do Piaí 

Encontro 

Parte das informações desta página foi reproduzida de um livreto editado para o primeiro encontro da família Costa, ocorrido em 31 de março, no seminário de Santa Lúcia do Piaí. A publicação teve textos, fotos e árvore genealógica da família organizados por Joana Silveira Boff, bisneta de Lilo e Anna.

Leia mais:
Ponte Heitor Curra em Mato Perso em 1935
Origens da família Dall'Agnol
Garimpo fotográfico em solo alemão  
A trajetória do fotógrafo Hugo Neumann
Hugo Neumann e o Largo da Catedral Diocesana em 1965
Origens do Sicredi e do cooperativismo de crédito em Nova Petrópolis  

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros