Encontro da família Grazziotin em Nova Prata - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória20/03/2019 | 07h30Atualizada em 20/03/2019 | 07h30

Encontro da família Grazziotin em Nova Prata

Descendentes dos imigrantes italianos Valentino Grazziotin e Luigia Polloni convidam para a grande festa do dia 30 de março

Encontro da família Grazziotin em Nova Prata Acervo de família / divulgação/divulgação
Antônio Prado em 1900: sentados, Felice e Pelegrino, o casal Luigia e Valentino, Luiz e Domingos. Em pé, João, Antonio, Sante, Angela, Angelo, José e Francisco Foto: Acervo de família / divulgação / divulgação

Uma saga iniciada em 1879 pelos imigrantes italianos Valentino Grazziotin e Luigia Polloni será recordada no próximo dia 30 de março, em Nova Prata. É quando ocorre o 4º Encontro da Família Grazziotin, na sede campestre do Grupo Vipal. Os ingressos devem ser adquiridos até o dia 25 (confira contatos abaixo).

Conforme informações repassadas pela organização, o casal atravessou o oceano na companhia dos oito filhos e estabeleceu-se em Antônio Prado, onde fundou um dos primeiros comércios da cidade, em 1885. Além dos nascidos na Itália — Pelegrino, Luiz, Antonio, Sante Leopoldo, Angela (Angelina), Angelo, José e Francisco —, em solo brasileiro Valentino e Luigia tiveram mais três descendentes: Domingos, Felice e João.

Nascido em Vila Segredo, João casou-se com Emma De Carli, com quem teve 14 filhos: Ines, Angelo, Beatriz, Pedro, Aurora, Mario, Adilo, Rosalia, Eleonice, Gema, Terezinha, Laura, Laurindo e Lauro. Após deixar Vila Segredo, a família morou em Nova Pádua e Protásio Alves, fixando-se em Nova Prata. Foi onde os Grazziotin trabalharam com transporte de mercadorias e no comércio de secos e molhados — exatamente no mesmo endereço onde até hoje funciona o Supermercado Grazziotin. 

Também em Nova Prata está parte da descendência de Angelina Grazziotin, que se casou com Antonio Zanotto. Dessa união nasceram 11 filhos: Alidio, Alice, Ivo, Zulmira, Valdomiro, Geni, Arlindo, Armando, lea, Irineu e Erenita. Na década de 1960, eles chegaram ao município serrano para atuar na área de panificação, ramo em que alguns descendentes trabalham até hoje.

Na foto que abre a matéria, os pioneiros Grazziotin com os 11 filhos em 1900, em Antônio Prado. Sentados estão Felice e Pelegrino, o casal Luigia e Valentino, Luiz e Domingos. Em pé, João, Antonio Sante Leopoldo, Angela (Angelina), Angelo, José e Francisco. Na montagem abaixo, os irmãos João, Angelina e Sante .  

Informações desta coluna são uma colaboração de Marilena Grazziotin Caxambu, bisneta de Valentino e neta de João.

Em família: os irmãos João Grazziotin, Angelina Grazziotin Zanotto e Sante Leopoldo Grazziotin Foto: Acervo de família / divulgação

Origens 

Conforme pesquisas feitas pelos descendentes, as raízes da família Grazziotin encontram-se em território vêneto, mais especificamente em Veneza, onde os antigos detentores deste sobrenome estavam diretamente ligados às áreas do comércio e do abastecimento. 

Leia mais:
Encontro das famílias Gavazzoni e Muraro em Flores da Cunha
Família Vasata celebra as origens italianas
Os 125 anos da família Tonus no Brasil
Encontro internacional da família Bigolin em Pinto Bandeira
Imigração italiana: Isidoro Bigolin e o brinco de ouro  

Contatos 

WhatsApp:

:: Paulo: (54) 99191.0321
:: Ita: (54) 99912.5391
:: Junior: (54) 99201.1673
:: Marilice: (54) 99166.7218
:: Fab: (54) 99100.5035. 

E-mails:
:: paulo.grazz@hotmail.com
:: italitagrazziotin@gmail.com
:: janefroener19@gmail.com

Mais informações:

Marilena Grazziotin Caxambu: (54) 3214.7451 ou (54) 99157.8760.

Participe

Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes. Envie as imagens em alta resolução com um breve histórico para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.

Leia mais:
Encontro da família Soldatelli em São Marcos
Encontro dos descendentes de Ciro Rech e Rosina Bisol
Encontro da família Molon em Farroupilha
Família Motter celebra as origens em Caravaggio da Terceira Légua
Encontro da família Bussolotto em Nova Bassano
Encontro da família Gedoz em Carlos Barbosa
Encontro da família Segalla em São Braz

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória     

>
 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros