Memória: Encontro da família Bussolotto em Nova Bassano - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Imigração italiana04/09/2018 | 07h30Atualizada em 04/09/2018 | 09h48

Memória: Encontro da família Bussolotto em Nova Bassano

Primeira edição ocorre na comunidade onde está enterrado o casal de imigrantes Michelangelo e Angela Bussolotto

Memória: Encontro da família Bussolotto em Nova Bassano acervo de família / divulgação/divulgação
O casal de italianos Angela Fanton Bussolotto e Michelangelo Bussolotto, que chegou ao Brasil no ano de 1890 Foto: acervo de família / divulgação / divulgação

A comunidade de São Brás – Linha 11, interior do município de Nova Bassano, sedia no próximo dia 30 de setembro o 1º Encontro da Família Bussolotto. O local não poderia ser mais emblemático: é exatamente lá que está sepultado o casal de imigrantes italianos Michelangelo Bussolotto e Angela Fanton Bussolotto, que deu origem à descendência da família no Brasil .

Por várias gerações, a história da família foi transmitida sob a versão de que este sobrenome havia sido inventado na chegada do casal ao Porto de Santos, em São Paulo, por volta do ano de 1890. Na região do Vêneto, o sobrenome Bussolotto significa "pequena latinha". A versão era de que Michelangelo vendia amendoins no porto, medidos com uma pequena latinha, o que teria dado origem ao sobrenome.

Tataraneto do imigrante, o padre Elton Marcelo Bussolotto Aristides, assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, iniciou uma pesquisa sobre a família, a partir de certidões de óbito de uma das filhas do casal. Descobriu, então, que eles casaram no dia 26 de fevereiro de 1895, na antiga Colônia Alfredo Chaves (atual Veranópolis).

A partir daí, foi montado o "quebra-cabeça" que revelou a origem do casal. Conforme Elton, ambos nasceram na cidade de Lenagno, província de Verona, na Itália. Michelanegelo chegou ao Brasil com 21 anos, Angela, com apenas 19. Em visita à prefeitura de Lenagno, o tataraneto conseguiu o registro de nascimento dos pioneiros, onde consta que o real sobrenome sempre foi Bussolotto, descartando, assim, a hipótese de este ter sido inventado na chegada ao Brasil.

Leia mais:
Encontro da família Webber
Encontros das famílias Manfroi e Marafon
Encontro da família Ferro em Vila Flores
Encontro da família Soldatelli em São Marcos   

O patriarca italiano Micgelangelo Bussolotto Foto: acervo de família / divulgação

A família

O casal Michelangelo Bussolotto e Angela Fanton Bussolotto teve 13 filhos: José, Pedro, Antônio, Maria, João, Luiza, Octavio, Helena, Alberto, Amalia, Amelia, Anna e Josephina. 

Conforme o padre Elton, a família, que até então nunca tinha sido reunida, dava sinais de ser pequena. Porém, numa breve pesquisa na região de Nova Prata, Nova Bassano, Guabijú e Bento Gonçalves, municípios onde se concentra o maior número de pessoas com este sobrenome, o número gira em torno de 500 descendentes.

A programação do dia 30 engloba acolhida, às 9h,  com café da manhã e cadastro dos familiares, missa, às 11h, na capela da comunidade, e almoço. Durante a tarde, o tempo será dedicado à confraternização entre os participantes. 

Contatos 

Familiares que desejarem participar do encontro podem obter mais informações e ingressos com o padre Elton Marcelo Bussolotto Aristides, por meio do telefone (54) 99913.8000.

Leia mais:
Encontro da família Menegat em Nova Pádua
Imigração italiana: encontro da família Lain
Encontro da família Gobbato em Monte Bérico
Encontro da família Fermiano Alves em Criúva 

Participe da coluna 

Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie as imagens em alta resolução, acompanhadas de um breve histórico, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.

 Leia mais:
Encontro da família Bortoloso em Ipê
Encontro da família Gedoz em Carlos Barbosa
Encontro da família Fachinelli em Garibaldi
Os 125 anos da família Tonus no Brasil
Encontro internacional da família Bigolin em Pinto Bandeira
Imigração italiana: Isidoro Bigolin e o brinco de ouro  

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros