Memória: Encontro dos descendentes de Ciro Rech e Rosina Bisol - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Caxias antiga22/11/2018 | 07h30

Memória: Encontro dos descendentes de Ciro Rech e Rosina Bisol

Almoço deste domingo reúne netos, bisnetos, trinetos e quadrinetos do casal de imigrantes italianos

Memória: Encontro dos descendentes de Ciro Rech e Rosina Bisol Studio Geremia / Acervo família Rech, divulgação/Acervo família Rech, divulgação
Em 1948: O casal Ciro e Rosina com os filhos Júlia (sentada ao centro), João, José, Cláudio, Oscar e Laurindo (em pé) Foto: Studio Geremia / Acervo família Rech, divulgação / Acervo família Rech, divulgação

A numerosa descendência dos Rech, espalhada por diversas cidades gaúchas, de outros estados do Brasil e também do Exterior, reúne-se neste domingo, dia 25, em Caxias do Sul. Será durante o 1º Encontro dos Descendentes de Ciro Rech (Righi) e de Rosina Bisol, cuja programação, no Restaurante Stella Alpina Gastronomia, engloba recepção aos familiares, bênção, almoço e exposição de fotografias.

Conforme informações repassadas pela organização do encontro, Ciro Rech era um dos 14 filhos de Giovanni Rech e Josephina Dal Zotto, imigrantes italianos oriundos da localidade de Seren del Grappa, comuna de Feltre, na província de Belluno. O casal de pioneiros chegou ao Brasil em 1876, estabelecendo-se em São Luiz da Sexta Légua. Já o filho Ciro, de profissão carpinteiro/marceneiro, e a esposa Rosina Bisol viveram por diversos anos no bairro de Lourdes, onde tiveram seis descendentes: Júlia Rech Stangherlini, João, José, Cláudio, Oscar e Laurindo Rech, todos já falecidos. 

No registro maior acima, do Studio Geremia, em 1948, vemos o casal Ciro e Rosina ladeando a filha Júlia Rech Stangherlini (sentada ao centro). Em pé, a partir da esquerda, estão os irmãos João, José, Cláudio, Oscar e Laurindo.

Mais abaixo, Ciro e parte dos irmãos por volta de 1950. Em pé, da esquerda para a direita, estão Neves, Ciro, Égide, Mário e Clara. Sentadas, as irmãs Angela e Genoefa. Por fim, um registro da família de Rosina Bisol Rech em 1914. Ela aparece sentada à direita, junto à mãe, Maria, e à irmã menor Marina. Atrás estão os irmãos David, Firmino, Mário, Pedro, Fortunato e Giácomo. 

Leia mais:
Encontro da família Molon em Farroupilha
Família Motter celebra as origens em Caravaggio da Terceira Légua
Encontro da família Bussolotto em Nova Bassano
Encontro da família Soldatelli em São Marcos 

Studio Geremia em 1950: os irmãos Neves, Ciro, Égide, Mário e Clara (em pé). Sentadas, Angela e GenoefaFoto: Studio Geremia / Acervo família Rech, divulgação
Ciro Rech em um registro de 1925Foto: Acervo de família / divulgação

A segunda geração

O casal de imigrantes italianos Giovanni Rech e Josephina Dal Zotto teve um total de 14 filhos. Foram eles, por ordem cronológica, Maria, Angela, Ciro, Joana, Abel, Genoefa, Clara, Graciosa, João, Neves, Santa, Raimundo, Égide e Mário. 

A família de Rosina Bisol Rech em 1914. Ela aparece sentada à direita, junto à mãe, Maria (E), e à irmã menor Marina. Atrás estão os irmãos David, Firmino, Mário, Pedro, Fortunato e GiácomoFoto: Acervo de família / divulgação

Histórias entrelaçadas

O almoço deste domingo terá a presença dos netos, bisnetos, trinetos e quadrinetos de Ciro e Rosina. Um encontro de gerações que resume bem a última frase do convite: "felizes as famílias que têm história".

Contatos

O encontro da família Rech é organizado por Carlos Antônio Rech, Ivete Maria Rech, Suzete Rosa Rech Orengo, Sadi Gerônimo Rech e Cícero Rech, filhos de Claudio Rech e Rosa Cesa Rech; e por Rosebel Rech,  filha de Laurindo Abeli Rech e Ermida Basei Rech.

Mais informações com Sadi Rech, pelo fone (54) 99938.2028 ou e-mail sadi.rech@hotmail.com.

O brasão da família RechFoto: Acervo de família / divulgação

Participe da coluna 

Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie as imagens em alta resolução, acompanhadas de um breve histórico, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.

Leia mais:
Encontro da família Brandalise em Veranópolis
Segundo encontro da família Camassola
Encontro da família Chies em Carlos Barbosa
Encontro da família Webber
Encontros das famílias Manfroi e Marafon
Encontro da família Ferro em Vila Flores   

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros