Memória: encontro da família Molon em Farroupilha - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Imigração italiana27/09/2018 | 07h30Atualizada em 27/09/2018 | 07h30

Memória: encontro da família Molon em Farroupilha

Confraternização, nos dias 20 e 21 de outubro, deve reunir parentes de mais de 50 cidades gaúchas

Memória: encontro da família Molon em Farroupilha Acervo de família / divulgação/divulgação
O pioneiro imigrante italiano Pietro Molon (sentado à frente) com a família de Romolo e Justina Molon, na década de 1910 Foto: Acervo de família / divulgação / divulgação

Sob o lema "Catarse fim che semo vivi" (encontrar-se até que estamos vivos), o 10º Encontro da Família Molon pretende reunir parentes espalhados por mais de 50 cidades gaúchas, além de diversos estados do Brasil, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Espírito Santo. 

A programação, inclusive, será em dose dupla, dias 20 e 21 de outubro, na comunidade de São Luiz, interior de Farroupilha. A festa também busca homenagear as famílias de Girolamo e Catarina Laghetto Molon e Giovanni Batista e Maria Magnabosco Molon, que colonizaram o município, à época ainda  denominado Nova Vicenza.

Conforme o pesquisador e historiador Floriano Molon, um dos entusiastas do encontro, em 1882 os imigrantes Molon deixaram as cidades de Arzignano e Chiampo, na província de Vicenza, e, juntamente com um grupo de amigos e conterrâneos, escolheram recomeçar a vida no Brasil. 

O Rio Grande do Sul recebeu famílias de seis imigrantes deste sobrenome (veja abaixo), que se concentraram em Flores da Cunha, Caxias, Farroupilha, São Marcos e Carlos Barbosa – além da Serra, os Molon estabeleceram-se nas cidades de Tubarão (SC), Curitiba (PR) e Americana, Santa Bárbara do Oeste e São Bernardo do Campo (SP).

Molon completa que a maioria dos imigrantes da família dedicou-se à agricultura e à produção de vinhos, mas enveredou também por outros setores. Entram aí gastronomia, transportes, postos de abastecimento, plásticos, bebidas, metalurgia, oficinas e venda de peças, móveis, madereiras e comércio em geral.

– A família herdou dos antepassados o amor ao trabalho e prosperou em suas inúmeras atividades, somando entre os lados paternos e maternos mais de oito mil descendentes – estima Floriano.

O imigrante Girolamo MolonFoto: Acervo de família / divulgação

Leia mais:
Família Motter celebra as origens em Caravaggio da Terceira Légua
Encontro da família Bussolotto em Nova Bassano
Encontro da família Soldatelli em São Marcos
Encontro da família Bortoloso em Ipê
Encontro da família Gedoz em Carlos Barbosa
Encontro da família Fachinelli em Garibaldi
Os 125 anos da família Tonus no Brasil
Encontro internacional da família Bigolin em Pinto Bandeira
Imigração italiana: Isidoro Bigolin e o brinco de ouro   

A família de Giovanni Batista Molon e Maria MagnaboscoFoto: Acervo de família / divulgação

Otávio Rocha e Nova Vicenza

Os imigrantes Antonio Molon e Regina Ghiotto, Pietro Molon e Francesca Ziggiotti, Alessandro Molon e Tereza Genaro, e Angelo Molon e Cecília Ziliotti estabeleceram-se em Otávio Rocha, 10ª Légua da Colônia Caxias, enquanto Giovanni Batista Molon e Maria Magnabosco, e Girolano Molon e Catarina Laghetto foram colonizadores de Nova Vicenza, atual Farroupilha. Foi em Otávio Rocha, em 2014, que ocorreu o 9º encontro da família.

Leia mais:
Encontro da família Molon movimenta o distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha

A lápide de PietroFoto: Acervo de família / divulgação

A lápide de Pietro Molon

A lápide de Pietro Molon traz os seguintes dizeres, em italiano: Aqui descansa, na paz do Senhor, esperando a ressurreição, Pietro Molon, natural de Castelo Arzignano (1835-1917).

Foto: Acervo de família / divulgação

Participe da coluna

Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie as imagens em alta resolução, acompanhadas de um breve histórico, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.

Leia mais:
Encontro da família Webber
Encontros das famílias Manfroi e Marafon
Encontro da família Ferro em Vila Flores  
Encontro da família Menegat em Nova Pádua
Imigração italiana: encontro da família Lain
Encontro da família Gobbato em Monte Bérico
Encontro da família Fermiano Alves em Criúva   

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória   

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros