Após noite sem pediatra, atendimento no Postão 24 horas de Caxias é normalizado - Geral - Pioneiro

Saúde01/07/2017 | 11h33Atualizada em 01/07/2017 | 11h38

Após noite sem pediatra, atendimento no Postão 24 horas de Caxias é normalizado

O postão ficou das 20h da sexta até 8h deste sábado sem esta especialidade porque o médico adoeceu

Após noite sem pediatra, atendimento no Postão 24 horas de Caxias é normalizado Roni Rigon/Agencia RBS
A equipe não encontrou outro profissional para substitui-lo por ter sido avisada já no fim do dia. Foto: Roni Rigon / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Após funcionar durante a noite da sexta-feira sem pediatras, o Pronto-Atendimento 24h retoma os atendimentos com normalidade na manhã deste sábado.

Segundo a diretora-executiva da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Paula Grando Fonseca, dois pediatras consultam crianças nesta manhã. O postão ficou das 20h da sexta até 8h deste sábado sem esta especialidade porque o médico adoeceu, segundo Ana Paula. A equipe não encontrou outro profissional para substitui-lo por ter sido avisada já no fim do dia.

Leia mais:
Postão 24 horas de Caxias está sem pediatra até a manhã deste sábado
Unidos para salvar vidas: 53 novos bombeiros se formam em Caxias do Sul
UPA de Caxias é a única esperança para desafogar Postão 24 horas
Médico José Brugger morre aos 87 anos em Caxias do Sul

— Foram deslocados dois clínicos para que atendessem as crianças e pelo menos dar alguma forma de atendimento. Casos mais graves foram encaminhados ao Hospital Geral (HG), conforme a capacidade hospitalar deles— explica a diretora.

O HG atendeu exclusivamente crianças, já que o setor de urgência e emergência permanece fechado devido à superlotação. Fotos dos leitos de pediatria vazios foram tiradas por vereadores e representantes da classe médica que conferiram a situação do Postão 24H na noite da sexta. Rafael Bueno (PDT) ressalta que os pacientes não reclamavam pelo tempo de espera para crianças serem consultadas, que chegou a ser de 2h a 3h, mas pelo deslocamento ao HG.

— E o HG está superlotado, e as macas da pediatria do Postão estavam vazias. Mais uma vez, nós vimos uma negligência — opina.

Negligência e omissão é a denúncia que o Sindicato dos Médicos deve levar ao Ministério Público na segunda-feira, segundo o presidente Marlonei Santos. Ele considera "absurda" a falta de reposição de pediatra, e diz que irá averiguar se alguma situação em caso de risco de morte possa não ter sido atendida.

— Neste caso, faremos um boletim de ocorrência. Isso não pode continuar acontecendo. O colega apresentou atestado às 16h, e às 20h não tinham conseguido ninguém? Isso mostra falta de planejamento e gestão. Sempre tem que ter um grupo de reserva para urgência — acredita.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comAlimentos vivos, os probióticos, são capazes de auxiliar os microrganismos a manter a saúde do corpo https://t.co/Ls9sujzJnY #pioneirohá 1 horaRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comA liberdade de ler e contar https://t.co/i3Q2k2N9Ax #pioneirohá 2 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros