Postão 24 horas de Caxias está sem pediatra até a manhã deste sábado - Geral - Pioneiro

Saúde30/06/2017 | 20h52Atualizada em 30/06/2017 | 21h02

Postão 24 horas de Caxias está sem pediatra até a manhã deste sábado

Orientação é de que as crianças que necessitarem de atendimento sejam encaminhadas até o pronto-socorro do Hospital Geral

Pioneiro
Pioneiro

O Postão 24 horas de Caxias do Sul, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está sem médico pediatra até as 8h deste sábado, horário em que outro profissional deve chegar ao local para cumprir a jornada de trabalho. No começo da noite desta sexta-feira, as crianças que já passaram pela triagem serão atendidas pelo clínico geral. Porém, novos pacientes são orientados a se deslocarem até o pronto-socorro do Hospital Geral (HG). Mas atenção: o HG apenas atenderá as crianças, já que o setor de urgência e emergência permanece fechado devido à superlotação.

Leia mais:
Unidos para salvar vidas: 53 novos bombeiros se formam em Caxias do Sul
UPA de Caxias é a única esperança para desafogar Postão 24 horas
Médico José Brugger morre aos 87 anos em Caxias do Sul

De acordo com o presidente do Sindicato do Médicos de Caxias do Sul, Marlonei dos Santos, o plantonista teria lhe comunicado que estava deixando o Postão, por volta das 18h30min e o próximo pediatra havia requisitado atestado médico, ainda por volta das 15h.

— Pedi então que o plantonista permanecesse por mais meia hora e registrasse a situação. Na segunda-feira pretendemos apresentar esse boletim à promotora Adriana Chesani e estamos avaliando a possibilidade de registrar ocorrência na Polícia Civil.

Marlonei relata que entrou em contato imediatamente com a secretária da Saúde, Deysi Pievosan, e que a mesma lhe informou ter contratado em caráter emergencial uma ginecologista para atender a pediatria.

— É lamentável, isso simboliza toda a falta de gestão e planejamento desse governo com a saúde. Tanto o médico quanto os pacientes são colocados em risco em uma situação como essa — complementa.

Segundo o sindicalista, o próximo pediatra deve iniciar o plantão às 8h deste sábado. A Secretaria de Saúde estaria também tentando viabilizar a compra de consultas pediátricas com o HG e o Pompéia.

Moradora do bairro Esplanada, Geisa Neves, 35 anos, espera há quase duas horas por uma consulta para a filha de apenas três meses. A pequena Clara, que nasceu no tempo normal de gestação, mas tem tamanho de um bebê prematuro, sofre com refluxo. Ela também apresentava sintomas de diarreia. 

— Já passamos pela triagem, mas com o problema que ela tem, fico preocupada. Chegaram pais com crianças desmaiando e tiveram que ir embora sem atendimento — lamenta a mulher.

A reportagem tentou contato com a secretária da Saúde, mas não obteve retorno até as 20h50min desta sexta-feira.

 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros