Candidatos respondem por que querem ser prefeito de Caxias do Sul - Política - Pioneiro

Eleições 201630/09/2016 | 10h04Atualizada em 30/09/2016 | 13h17

Candidatos respondem por que querem ser prefeito de Caxias do Sul

Os prefeituráveis escreveram de próprio punho motivações para administrar a cidade nos próximos quatro anos

Os seis candidatos à prefeitura de Caxias escreveram cartas para a população e mandaram recados em vídeos Foto: Jonas Ramos / Agencia RBS

A campanha eleitoral já tem mais de um mês. Começou em 16 de agosto e vai até as 24h deste sábado. E o horário eleitoral gratuito em rádio e tevê estendeu-se de 26 de agosto até esta quinta-feira. Apesar de ser uma campanha mais reduzida em relação a eleições anteriores, os seis candidatos ocuparam os espaços possíveis para tentar convencer os eleitores.

Leia mais
Veja o que os candidatos a prefeito de Caxias do Sul disseram no debate
Rosilene Pozza: provocações recheiam o confronto final à prefeitura de Caxias
Candidatos a prefeito de Caxias do Sul mostram como vão combater a violência


A campanha, porém, desenvolveu-se bastante tímida nas ruas, com pouca visibilidade, restrições de gastos e limitações nas regras. Os bandeiraços foram a estratégia mais visível nas ruas, mesmo assim não foram muitos, e o batalhão de cabos eleitorais que viam em eleições anteriores desta vez reduziram o efetivo.  Visualmente, ainda, não teve cavaletes e outdoors, que foram proibidos, e os cartazes e placas receberam limitações de tamanho. Dessa forma, os recursos utilizados pelos candidatos para transmitir suas mensagens foram especialmente o horário eleitoral gratuito e as redes sociais, mas teve também o corpo a corpo nos bairros.

Conheça o plano de governo de Assis Melo
Conheça o plano de governo de Daniel Guerra
Confira o programa de governo de Edson Néspolo
Confira o plano de governo de Francisco Corrêa
Confira o programa de governo de Pepe Vargas
Conheça o plano de governo de Vitor Hugo Gomes


Nesta reta final da campanha, o Pioneiro abre espaço aos seis candidatos para que, de uma maneira diferente, de próprio punho, digam e reiterem por que querem ser prefeito de Caxias do Sul. O resultado pode ser conferido nestas duas páginas.

Em tempos de tecnologia e de comunicação online e eletrônica, o Pioneiro optou por resgatar uma plataforma mais artesanal de comunicação: a caneta e o papel. E alcançou uma folha-padrão em branco para os candidatos para que eles escrevessem, com suas próprias letras, um síntese de suas motivações para concorrer.

Foi mais uma oportunidade para que pudessem exercitar a clareza, a concisão, a criatividade, para que reforçassem prioridades e colocassem as suas ênfases para se comunicar com os eleitores. Assim, deixaram transparecer o estilo próprio.

As folhas em branco foram entregues aos candidatos na quarta-feira e devolvidas com suas mensagens no mesmo dia.

Igualmente nestes últimos dias de campanha, os candidatos gravaram um pequeno vídeo, com duração de até um minuto, em que também expuseram suas motivações para ser prefeito de Caxias do Sul. A gravação pode ser conferida no pioneiro.com.

Ao longo do período pré-eleitoral, o Pioneiro ofereceu ao leitor um sem número de oportunidades para conferir as propostas e ideias dos seis candidatos para tornar melhor a cidade e a vida dos caxienses.

Agora é a hora de comparar, refletir e votar bem no domingo.

O que cada um escreveu

Assis Melo (PCdoB)

"Primeiramente, Fora Temer! Diretas Já. Acredito na minha capacidade para enfrentar os problemas que mais afetam a população, como saúde, segurança, moradia, educação e lazer. Tenho certeza que, com o apoio da população, nós podemos ser prefeito de Caxias do Sul, em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e de uma cidade mais humana. Vote Assis 65!" 

Daniel Guerra (PRB)
"Quero ser prefeito para devolver às pessoas a cidade que é delas por direito. Caxias do Sul não é dos partidos políticos! Chega de continuísmo. Diga não à velha política e ao retrocesso. Caxias precisa mudar! Mudar para valer! Precisa de gestão, de inovação! Precisa de gente de coragem e preparada! Me coloco à disposição para ser e fazer a verdadeira mudança que Caxias precisa e que a população deseja. Dia 02/10, vem ser 10! Vote Guerra Prefeito. É 10!" 

Edson Néspolo (PDT)
"Para agradecer, pois desde que cheguei a Caxias, aos 18 anos, tenho me esforçado muito para retribuir a acolhida que eu e minha família tivemos. Sempre atuei com paixão, seja como voluntário, professor, diretor de escolas, secretário do município, presidente de clubes e da Festa da Uva. Com paixão e experiência, trabalharei para ser um grande prefeito para todos em Caxias do Sul. Um abraço a todos os caxienses." 

Francisco Corrêa (PSOL)
"Quero ser prefeito de Caxias para construir com o povo caxiense as mudanças necessárias para o desenvolvimento sustentável da cidade e torná-la uma cidade para as pessoas, tendo como foco da política, a garantia do direito à cidade." 

Pepe Vargas (PT)
"Quero ser prefeito para aperfeiçoar as políticas públicas que funcionam e resolver os problemas da cidade, em especial na saúde, educação infantil, geração de emprego e renda e na área da segurança. Quero ser prefeito para governar com a participação da população na definição das prioridades dos investimentos e construir uma cidade mais humana e boa de viver para todos os seus cidadãos e cidadãs."

Vitor Hugo Gomes (Rede Sustentabilidade)
"Quero ser prefeito para dar continuidade às lutas que desenvolvo ao longo de toda minha vida. Quero garantir um governo democrático que consulte a população e trabalhe para todos, altamente inclusivo, priorizando os mais necessitados. Quero aplicar os princípios e programa da Rede Sustentabilidade 18, que tem a política como missão e não profissão. Um projeto sustentável ético, econômico e socialmente. Quero representar o protesto do povo de Caxias do Sul contra a corrupção destes partidos tradicionais e contra a incompetência da atual gestão que governa o município. A mudança está em tuas mãos! Vote 18 para prefeito e para vereador!" 


 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros