Em apenas uma plataforma, 20 mil pessoas acompanham primeira missa da romaria de Caravaggio - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Sem público23/05/2020 | 13h47Atualizada em 23/05/2020 | 13h47

Em apenas uma plataforma, 20 mil pessoas acompanham primeira missa da romaria de Caravaggio

Para o reitor do santuário, padre Gilnei Fronza, sentimento é contraditório pelo respeito ao distanciamento, mas falta da presença dos fiéis 

Em apenas uma plataforma, 20 mil pessoas acompanham primeira missa da romaria de Caravaggio André Fiedler/Agência RBS
Um pedestal foi colocado no corredor em frente ao altar para complementar três câmeras fixas que já existiam dentro da igreja Foto: André Fiedler / Agência RBS

A primeira Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio realizada sem a presença do público na história registrou 20 mil visualizações apenas no Facebook durante a primeira missa deste sábado (23). A celebração ocorreu das 8h às 9h e contou com a presença de oito pessoas dentro da igreja, cinco delas do coral.

Com os bancos vazios, um pedestal foi colocado no corredor em frente ao altar para complementar três câmeras fixas que já existiam dentro da igreja. Após a celebração, o reitor do santuário, padre Gilnei Fronza, disse ter um sentimento contraditório:

— Pessoalmente é de uma emoção a cada instante, porque a gente recorda o pessoal chegando e se comunicando conosco. Hoje não temos nada. Dá uma tristeza verdadeira na gente. Mas é positivo porque as pessoas entenderam o apelo de cuidar de si e dos outros e não se deslocar. Nossa “alegria”, entre aspas, é as pessoas não terem vindo — afirmou.

Às 10h30min teve início o que seria a tradicional missa campal, presidida pela primeira vez pelo bispo Dom José Gislon. A celebração, que costuma reunir milhares de pessoas na esplanada do Santuário, dessa vez contava com apenas 14 pessoas, seis delas do coral.

— A romaria faz parte desse povo de Deus da Serra Gaúcha. Mas também vivemos as realidades históricas que nesse momento toca toda a humanidade, que é a questão da pandemia. Essa realidade do isolamento e da insistência para elas não viessem ao santuário, penso que é atitude de proteção e cuidado da vida, que é dom de Deus. Graças a Deus temos muitos meios de comunicação hoje que podem levar a mensagem até as pessoas. É muito importante alimentar a fé das pessoas — afirma Gislon.

Leia mais
Fiéis seguem orientação e Romaria de Caravaggio começa com santuário vazio em Farroupilha
Confira o horário das missas da 141ª Romaria de Caravaggio de Farroupilha

Caso pudessem comparecer ao santuário, os fiéis contemplariam a nova cúpula da igreja, que teve a parte interna restaurada. O andaime que permitiu o trabalho a 36 metros de altura terminou de ser desmontado na noite desta sexta-feira (22). A montagem da estrutura levou quase um mês. Já a pintura em si levou 15 dias para ser concluída, enquanto a colocação de novos vitrais durou uma semana. Nas bordas da cúpula, foram pintadas diversas cruzes. Uma delas exibe a cor vermelha e a inscrição 2020 em números romanos, para marcar a pandemia. As demais estão na cor azul.

Cúpula do Santuário de Caravaggio 23.05.2020
Cúpula da igreja teve a parte interna restauradaFoto: André Fiedler / Agência RBS

Privilégio

Enquanto milhares de romeiros precisam acompanhar as missas pela internet, um grupo pequeno de pessoas tem a oportunidade de estar presente nas celebrações. É o caso das que participam da organização das missas, quase sempre moradores do entorno. 

A estudante Camila Ângela Mugnol, 19 anos, participou do coral da missa das 10h30min ao lado da mãe, do irmão, e dos tios.

Participante ativa das missas com o grupo de canto, a família também costuma ajudar nas romarias, com a venda de artigos religiosos. 

— Para nós, estar na romaria é o evento do ano. Eu cresci estando presente e está sendo não triste não poder celebrar da forma que sempre é. Poder ter esse privilégio de poder estar aqui, estar participando, é muito gratificante, e realmente temos consciência de que somos poucos — observa. 

A estrutura para impedir a aproximação de romeiros será mantida até às 17h deste sábado e estará presente até terça-feira (26).

Horários das missas:

Sábado (23): às 8h, 10h30min e 17h. Às 14h, haverá a récita do terço e, às 15h, a Oração de Maria.

Domingo (24): às 8h, 11h e 17h. 
Às 14h, haverá récita do terço e, às 15h, a Oração de Maria.

Terça-feira (26), às 8h, 10h30min e 17h. Às 14h, haverá récita do terço e, às 15h, Oração de Maria.

Como acompanhar

Site do Santuári
Instagram: @santuario.caravaggio
Youtube: santuario.caravaggio
Facebook: santuario.caravaggio

Pioneiro.com


A missa a ser celebrada na terça-feira, às 10h30min, será transmitida também pelo pioneiro.com

Tríduo

No sábado, às 17h, domingo, às 11h, e segunda-feira, às 17h, as celebrações serão transmitidas também pela TV Canção Nova. Na terça-feira, às 10h30min, a Canção Nova irá transmitir para o Brasil (por cabo) e em alguns países da Europa, como Itália e Portugal, entre outros, e para parte dos países da América Latina e América do Norte (por satélite).

Leia também
Inflação fica em 0,26% no mês de abril em Caxias do Sul
Pesquisadores realizam nova rodada de testes de coronavírus em Caxias do Sul
Longe da família: marido e filha de Lidiane encontraram proteção a quase 300 quilômetros de Farroupilha

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros