Fiéis seguem orientação e Romaria de Caravaggio começa com santuário vazio em Farroupilha - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Celebração diferente23/05/2020 | 08h54Atualizada em 23/05/2020 | 09h06

Fiéis seguem orientação e Romaria de Caravaggio começa com santuário vazio em Farroupilha

Bloqueios de acesso começaram às 5h

Fiéis seguem orientação e Romaria de Caravaggio começa com santuário vazio em Farroupilha André Fiedler / Agência RBS/Agência RBS
Primeira missa da romaria começou às 8h, com santuário vazio Foto: André Fiedler / Agência RBS / Agência RBS

Os fiéis seguiram o pedido da organização e das autoridades e não se deslocaram ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio neste sábado (23), primeiro dia de romaria. Em uma manhã de chuva e 10°C na esplanada da igreja, apenas policiais se movimentavam pelas ruas para garantir que ninguém se aproximasse.

A mobilização das equipes de segurança começou por volta das 5h, tanto em Farroupilha quanto em Caxias. Entre o centro de Caxias e o início da Estrada dos Romeiros, a Guarda Municipal montou ao menos três pontos de orientação. O objetivo é alertar para o fechamento do santuário e para a falta de estrutura de apoio no trajeto. 

Leia mais
Com medidas de restrição em Caravaggio, fiéis têm de encontrar uma nova forma de exercer a fé
Saiba como será a cobertura dos veículos da RBS na romaria histórica de Nossa Senhora de Caravaggio
Decreto municipal oficializa restrição do acesso a Caravaggio a partir deste sábado

No caminho que separa as duas cidades também havia a circulação de policiais militares, que não notaram a presença de nenhum romeiro desde o início da mobilização. Caso alguém siga adiante nos pontos de orientação, vai encontrar, já mais próximo do destino, bloqueios de acesso. A passagem é interrompida por viaturas atravessadas e gradis, que impedem tanto carros quanto pedestres de seguir adiante. Os bloqueios ocorrem na Rodovia dos Romeiros, que liga o centro de Farroupilha ao santuário, no acesso via Caminhos de Pedra e no chamado morro da Busa, caminho para quem sai de Caxias do Sul. 

Esplanada do Santuário de Caravaggio 23.05.2020
Fiéis respeitaram orientação e não foram ao Santuário de Caravaggio neste sábadoFoto: André Fiedler / Agência RBS

Conforme o comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM) de Farroupilha, major Juliano Amaral, os policiais devem seguir na operação até as 17h, mas o efetivo deve reduzir ao longo do dia, já que a maior movimentação costuma ocorrer no início da manhã. Na avaliação dele, a chuva e o frio também contribuíram para as pessoas não saírem de casa. 

Celebrações

A primeira missa começou pontualmente às 8h com apenas oito pessoas na igreja; cinco delas do coral. São moradores do entorno que tradicionalmente auxiliam nas celebrações. Para este sábado também estão previstas missas às 10h30min e às 14h, todas com transmissão via internet e meios de comunicação.

Leia também
Longe da família: recuperada da covid-19, Andressa não vê o filho há mais de um mês em Caxias do Sul
Leilão de vestidos da Rainha da Noite irá arrecadar dinheiro para entidade de Caxias do Sul
Câmara de Vereadores de Caxias avalia cortes de cargos e verba de representação

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros