Pesquisadores realizam nova rodada de testes de coronavírus em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Pandemia23/05/2020 | 10h29Atualizada em 23/05/2020 | 10h29

Pesquisadores realizam nova rodada de testes de coronavírus em Caxias do Sul

Mais de 500 residências serão visitadas no único município da Serra que participa do estudo

Pesquisadores realizam nova rodada de testes de coronavírus em Caxias do Sul Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Pesquisa mapeia os casos de coronavírus e acompanha, quinzenalmente, a velocidade de disseminação do contágio no Estado Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Mais 500 residências de Caxias do Sul serão visitadas por pesquisadores que realizam a quarta rodada de uma pesquisa inédita para apontar a proporção de casos de coronavírus no Rio Grande do Sul. São nove cidades abrangidas pelo estudo e o maior município da Serra é o único da região a participar. Os pesquisadores iniciaram a fase desta etapa neste sábado (23) e seguem até a segunda-feira (25).

A pesquisa mapeia os casos de coronavírus e acompanha, quinzenalmente, a velocidade de disseminação do contágio no Estado. Nas três primeiras etapas, em Caxias do Sul, foram identificados dois casos positivos de um universo de 1,5 mil testados.

No RS, a pesquisa apontou uma tendência de aumento no percentual de pessoas com anticorpos para a covid-19: na terceira fase, realizada entre 9 e 11 de maio, 0,22% dos testados tiveram resultado positivo. Na primeira fase, há quase 45 dias, esse número era de 0,05%. A estimativa aponta também que para cada caso notificado, existem nove não contabilizados.

Leia mais
Estudo da UFPel projeta quase 800 infectados pelo coronavírus em Caxias do Sul
Caxias do Sul participará de estudo da Universidade Federal de Pelotas sobre covid-19

Os domicílios visitados são sorteados aleatoriamente e, em cada residência, um novo sorteio determina qual morador faz o teste rápido e responde a um questionário. Os entrevistadores têm cartão de identificação do estudo e usam máscaras descartáveis, jalecos e sapatilhas descartáveis, além de luvas e óculos de proteção.  A pesquisa é liderada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mas na Serra conta com o auxílio da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Inicialmente, estavam previstas apenas quatro rodadas de testagem, mas  conforme o reitor da UFPel e coordenador geral do estudo, Pedro Hallal, já foi definida junto ao governo do Estado a ampliação do estudo. Segundo ele, falta acertar somente quantas etapas a mais serão e quando elas ocorrerão.

Leia também
Longe da família: marido e filha de Lidiane encontraram proteção a quase 300 quilômetros de Farroupilha
Confira o horário das missas da 141ª Romaria de Caravaggio de Farroupilha
Fiéis seguem orientação e Romaria de Caravaggio começa com santuário vazio em Farroupilha


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros