Paróquia de Caxias do Sul disponibiliza confissão em "drive thru" - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Tempos de pandemia08/04/2020 | 13h30Atualizada em 08/04/2020 | 13h32

Paróquia de Caxias do Sul disponibiliza confissão em "drive thru"

Serviço começou nesta terça e também será prestado na Sexta-feira Santa

Paróquia de Caxias do Sul disponibiliza confissão em "drive thru" Sérgio Viegas Nunes/Divulgação
Padre Leonardo Inácio Pereira ouviu nesta terça confissões de fiéis com máscara e a uma distância mínima Foto: Sérgio Viegas Nunes / Divulgação

Com as igrejas fechadas devido ao coronavírus, a paróquia de São Pelegrino, em Caxias do Sul, resolveu inovar e oferecer o serviço de "drive thru" para confissões. A ação começou na terça-feira (7) e, neste dia, atendeu a cerca de 60 pessoas. Conforme o padre Leonardo Inácio Pereira, os fiéis foram atendidos no pátio da paróquia. Sem precisar sair dos carros, motoristas foram ouvidos no próprio estacionamento. Como a confissão é individual, quando havia mais pessoas no veículo, o fiel saía e era ouvido também ao ar livre, em uma área reservada do pátio, próxima ao salão paroquial. Dois padres atuaram no serviço ao longo do dia, com auxílio da equipe que presta o serviço de estacionamento da paróquia na organização.

- Ou a pessoa saía do carro e conversava com a gente no pátio, com cuidados, usando máscara e a um metro e meio de distância; ou a pessoa permanecia no carro e a gente à distância atendia - explica.

Leia mais
Semana Santa terá celebrações transmitidas online na Serra

A paróquia já vinha organizando confissões desta forma, no pátio, por agendamento, a partir da solicitação de fiéis. Mas a ideia do drive thru foi inspirada a partir das redes sociais.

- Vi uma fotografia de um sacerdote nas redes sociais, acho que foi nos Estados Unidos, se não me engano, atendendo as pessoas dessa forma. Isso me chamou muito a atenção, porque poderíamos usar essa mesma modalidade - conta o padre Leonardo.

Segundo o religioso, o público mais atendido foi o jovem:

- Essa foi uma das características que chamou atenção. Foi um grupo essencialmente de jovens que vieram se confessar. Vieram idosos também, mas sempre trazidos pelos filhos.

Confissão à distância ao ar livre Caxias do Sul.  Paróquia São Pelegrino. Pandemia de  coronavírus.<!-- NICAID(14472033) -->
Padres da paróquia São Pelegrino atendem fiéis no pátio, próximo ao salão paroquialFoto: Jerusa Formolo Slomp / Divulgação

O "drive thru" para confissões ocorrerá novamente na paróquia São Pelegrino na Sexta-feira Santa. Ainda não está decidido se haverá posteriormente novas ações semelhantes.

O padre explica que as atividades foram organizadas agora por se tratar da Semana Santa, para que as pessoas possam se confessar em preparação para a Páscoa. De qualquer forma, confissões continuam sendo agendadas por meio de contato via telefone (3221-2567) ou aplicativo de mensangens (WhatsApp 9-8418-4010).

A ocasião também é uma oportunidade de doar alimentos, que estão sendo arrecadados com auxílio do estacionamento que presta o serviço na paróquia. Na Sexta-feira Santa, a ação ocorre das 9h30min às 12h e das 14h às 16h.

Leia também
Municípios da Serra retomam vacinação contra a gripe

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros