Semana Santa terá celebrações transmitidas online na Serra - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Religião03/04/2020 | 11h11Atualizada em 03/04/2020 | 11h11

Semana Santa terá celebrações transmitidas online na Serra

Programação que costuma atrair centenas de fiéis se inicia neste domingo (5) remodelada como forma de prevenção à covid-19

Semana Santa terá celebrações transmitidas online na Serra Divulgação / Rádio Mãe de Deus/Rádio Mãe de Deus
Programação que costuma atrair centenas de fiéis se inicia neste domingo (5) remodelada como forma de prevenção à covid-19 Foto: Divulgação / Rádio Mãe de Deus / Rádio Mãe de Deus

A comunicação pelas redes sociais e transmissão de celebrações pela internet, que já ocorriam em algumas paróquias, tornaram-se agora ferramentas fundamentais para a continuidade dos encontros da Igreja Católica na região. Para a programação da Semana Santa, que se inicia neste domingo (5) com o chamado Domingo de Ramos, e que segue até a Páscoa, no dia 12, a tecnologia será solução em tempos de isolamento preventivo à covid-19. Computadores, celulares e a internet vão garantir que a tradição religiosa de longa data seja preservada, em novos moldes. Celebrações realizadas ao longo da semana em cidades como Caxias do Sul, Farroupilha — no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio —, Bento Gonçalves e Garibaldi, poderão ser acompanhadas de casa, ao vivo, online.

Em Caxias do Sul, as missas serão presididas pelo bispo da Diocese, dom José Gislon. Ele explica que as medidas seguem orientação do Papa Francisco e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tendo como principal objetivo a preservação da vida dos fiéis.

— Não podemos aglomerar pessoas e correr o risco de que essa pandemia se espalhe. Nada mais justo do que, num momento como este, protegermos a vida — destacou o bispo.

Atendendo às orientações, as celebrações contarão apenas com a presença do bispo, de padres da paróquia, além de colaboradores de leituras e cantos, em equipe reduzida. O distanciamento e outras práticas recomendadas também serão adotadas. Cerimônias que exigem contato físico, como o lava-pés — tradicionalmente realizado na Quinta-Feira Santa —, serão suspensas e, conforme o bispo, vão ocorrer somente após a pandemia.

Aproximação e redescoberta

Para o padre Volnei Vanassi, pároco da Catedral Santa Teresa D'Avila, de Caxias, a possibilidade de disponibilizar as celebrações pela internet será uma oportunidade de aproximar a comunidade, mesmo em tempos de distanciamento.

O novo formato, segundo ele, já era aderido por algumas paróquias em celebrações pontuais, mas nem todas as comunidades dispõem dos equipamentos necessários para realizar as transmissões. Outras atividades da Igreja, como as aulas de catequese para crianças e adolescentes, por exemplo, também está em fase de readequação.

— É uma coisa completamente nova, inesperada, mas que pode nos ajudar a repensar a questão da Igreja em família, em casa, os valores da presença familiar, do carinho — afirma Vanassi.

Ele também observa nesse período a importância da aproximação mantida entre a Igreja e os fiéis, garantindo o sentimento de pertença e quebrando a solidão de modo que os fiéis. Mesmo virtualmente, é importante que as pessoas sintam-se abraçadas e aconchegadas, segundo o padre:

— Nada substitui a presença, mas é claro que hoje nosso encontro precisa se dar dessa forma. Talvez sentindo saudades, valorizemos mais o encontro, o abraço, o olho no olho. Vamos redescobrindo nossos encontros com Deus e também entre as pessoas. Talvez seja tempo de reaprender coisas que a gente tenha perdido.

Uma celebração em casa

Para o Domingo de Ramos, que abre a programação da Semana Santa, a Diocese de Caxias do Sul convida os fiéis a colocarem, nas portas de suas casas ou sacadas de seus apartamentos, galhos de ervas que simbolizem a data, sobretudo ramos de oliveira ou palmas. Quem participar da ação também pode publicar fotos nas redes sociais usando  #SemanaSantaDioceseCaxias.

— Estamos propondo este gesto como sinal público da vivência da Páscoa, simbolizando que aquela família está em comunhão espiritual com toda a Igreja, celebrando a Semana Santa — explica o padre Eleandro Teles, chanceler do bispo diocesano.

Veja quais são as ações sugeridas pela Diocese para os outros dias de celebração:

:: Quinta-Feira Santa
Preparar, num lugar bem visível da casa (onde a família irá acompanhar a transmissão da Missa), um pequeno altar com a imagem da Santa Ceia (se for possível). Para este momento também é sugerida uma prece em nome dos profissionais que atuam na área da saúde.

:: Sexta-Feira Santa
No mesmo local, preparar um crucifixo com a imagem de Jesus e um pano vermelho. Os itens simbolizam a Paixão do Senhor, o jejum e a abstinência de carne. Recomenda-se que o dia seja destinado ao silêncio e à oração.

:: Sábado de Aleluia
Uma vela ornamentada com uma cruz pode ser utilizada no altar improvisado. Será o Círio Pascal da família. No mesmo espaço, um recipiente com água e um ramo representarão a renovação das promessas do batismo, lembrado na Liturgia Batismal.

:: Domingo de Páscoa
Preparar um ambiente festivo em casa para celebrar a vida e a família.

PROGRAMAÇÕES NA REGIÃO

CAXIAS DO SUL - CATEDRAL
:: Domingo, 5
9h - Missa de Ramos 

:: Quinta-feira, 9
19h - Quinta-Feira Santa

:: Sexta-feira, 10
15h - Sexta-Feira Santa / Liturgia da Paixão

:: Sábado, 11
19h - Sábado Santo / Vigília Pascal

:: Domingo, 12
9h - Missa da Páscoa

Todas as celebrações serão transmitidas ao vivo pela página do Facebook da Diocese de Caxias do Sul (facebook.com/diocesedecaxias) e também da Catedral (facebook.com/catedraldecaxias).

FARROUPILHA - SANTUÁRIO DE CARAVAGGIO

:: Sábado, 4
15h e 17h - Missa de Ramos

:: Domingo, 5
8h, 11h e 14h - Missa de Ramos

:: Quinta-feira, 9
20h - Missa da Ceia do Senhor

:: Sexta-feira, 10
9h e 10h30min - Via Crucis
15h - Celebração da Paixão do Senhor

:: Sábado, 11
9h e 10h30min - Celebração das 7 palavras de Jesus na Cruz
20h - Vigília Pascal

:: Domingo, 12
8h, 11h e 14h - Missa

Todas as celebrações serão transmitidas ao vivo pela internet por meio do aplicativo, site e perfil do Santuário no Facebook, Instagram e YouTube.

BENTO GONÇALVES

:: Sábado, 4
18h - Missa de Ramos - Paróquia Santo Antônio e Cristo Rei
19h - Missa de Ramos - Paróquia São Roque
20h30min - Missa de Ramos - Paróquia Nsa. Sra. do Rosário

:: Domingo, 5
8h30min - Missa de Ramos - Paróquia Santo Antônio
18h - Missa de Ramos - Paróquia Santo Antônio e Cristo Rei
19h - Missa de Ramos - Paróquia São Roque
20h30min - Missa de Ramos - Paróquia Nsa. Sra. do Rosário

:: Segunda-feira, 6
15h - Oração do Terço - Paróquia São Roque e Nsa. Sra. do Rosário
18h - Missa - Paróquia Santo Antônio
19h - Missa Paróquia São Roque
20h30min - Missa - Paróquia Nsa.Sra. do Rosário

:: Terça e quarta-feira, 7 e 8
15h - Oração do Terço - Paróquia São Roque e Nsa. Sra. do Rosário
18h - Missa - Paróquia Santo Antônio e Cristo Rei
19h - Missa Paróquia São Roque
20h30min - Missa - Paróquia Nsa.Sra. do Rosário

:: Quinta-feira, 9
18h - Missa / Ceia do Senhor - Paróquia Santo Antônio e Cristo Rei

:: Sexta-feira, 10
9h - Via Sacra - Paróquia Santo Antônio
15h - Celebração da Paixão - Paróquia Santo Antônio e Cristo Rei

:: Sábado, 11
18h - Vigília Pascal - Paróquia Santo Antônio e Cristo Rei

:: Domingo, 12
8h30min - Missa - Paróquia Santo Antônio
18h - Missa - Paróquia Santo Antônio e Cristo Rei
19h - Missa - Paróquia São Roque
20h30min - Missa - Paróquia Nsa.Sra. do Rosário

:: Segunda-feira, 13
8h e 18h - Missa com bênção dos pãezinhos - Paróquia Santo Antônio

As celebrações serão transmitidas ao vivo pelas páginas das paróquias Santo Antônio, Cristo Rei, São Roque e Nossa Senhora do Rosário no Facebook.

GARIBALDI

:: Domingo, 5
9h - Bênção de Ramos

:: Quinta-feira, 9
15h - Celebração com benção da saúde aos idosos e doentes

:: Sexta-feira, 10
8h30min - Via Sacra
9h - Benção da macela e ervas medicinais
16h30min - Encenação da Paixão e Morte de Cristo de 2019

:: Sábado, 11
17h - Celebração da Ressureição de Cristo

:: Domingo, 12
9h - Celebração do Domingo de Páscoa

As transmissões via internet ocorrem pelo facebook.com/radiogaribaldi.

Leia também
Diocese de Caxias lança campanha solidária em parceria com a FAS


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros