Estado avalia possibilidade de liberação parcial da ERS-122, em Farroupilha - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Apenas para veículos leves07/11/2019 | 11h11Atualizada em 07/11/2019 | 17h27

Estado avalia possibilidade de liberação parcial da ERS-122, em Farroupilha

Caso decisão se confirme, permissão de tráfego pode no ocorrer no fim da tarde desta quinta-feira ou na manhã de sexta

Estado avalia possibilidade de liberação parcial da ERS-122, em Farroupilha André Fiedler / agência RBS/agência RBS
Caso decisão se confirme, permissão de tráfego pode no ocorrer no fim da tarde desta quinta-feira ou na manhã de sexta Foto: André Fiedler / agência RBS / agência RBS

Representantes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), da Secretaria de Logística e Transportes do Estado e do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) discutem, na manhã desta quinta-feira (7), a possibilidade de liberação parcial do trânsito na ERS-122, onde houve a queda de barreira, em Farroupilha. A reunião ocorre na sede da concessionária CCR, em Porto Alegre. 

Conforme o Daer e a Secretaria de Logística e Transportes, caso essa possibilidade se confirme o tráfego apenas de veículos leves pode ser autorizado no fim da tarde desta quinta-feira ou na manhã desta sexta-feira (8). O tráfego de caminhões não tem previsão de liberação. Além das questões de segurança, os representantes do Estado também avaliam a sinalização necessária para permitir a passagem pela barreira. 

Leia mais
Acidente com caminhonete atrasa início da limpeza da ERS-122, em Farroupilha
Limpeza da ERS-122 começa, mas não há previsão de liberação parcial do trânsito

Apesar da chuva constante e das trovoadas, na manhã desta quinta  funcionários da empresa Encopav, contratada pelo Daer para a manutenção da estrada, trabalham na construção de uma rampa que permitirá ao maquinário acessar a parte superior da encosta. 

Foto:

Quebra das rochas começou durante a tarde

Iniciou por volta das 15h30min desta quinta-feira (7) a quebra das rochas que despencaram no km 43 da RS-122, em Farroupilha. Os trabalhos estão sendo realizados por equipes da empresa contratada para o serviço, a Encopav, e devem se estender até o final da tarde. Com isso, segue sem previsão de liberação parcial o trecho. 

O diretor de Operação Rodoviária do Daer, Sandro Wagner, explica que os trabalhos estão  feitos em duas frentes simultâneas. A primeira é a quebra das rochas que despencaram no pavimento, efetuada com a utilização do chamado martelete hidráulico. Ao mesmo tempo, as equipes prosseguem na construção da espécie de "rampa" feita com pedras, que vai possibilitar que o maquinário suba de forma paralela à encosta para desmontar a parte que corre risco de cair. Essa etapa deve começar nesta sexta (8), de acordo com o Daer.

— Estamos fazendo o possível para liberar parcialmente o trânsito neste trecho o mais rápido possível— destaca  Sandro Wagner. 

São utilizados para o transporte das pedras 18 caminhões.  O trabalho conta com cerca de 40 pessoas, divididas em três equipes.

Leia também
Nova Bassano decreta situação de emergência após fortes chuvas

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros