Inverno colore a paisagem em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Natureza14/08/2019 | 08h29Atualizada em 14/08/2019 | 14h00

Inverno colore a paisagem em Caxias do Sul

Ao contrário do que se imagina, algumas espécies de plantas preferem o período das baixas temperaturas

Inverno colore a paisagem em Caxias do Sul Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Ao pensar nas estações mais frias do ano, normalmente imaginamos uma paisagem cinza e sombria. Mas, se engana quem acha que apenas na primavera é possível ver flores desabrochando e colorindo a cidade. Isso porque algumas espécies de plantas preferem nos presentear com sua beleza durante o período das baixas temperaturas. Esse fenômeno pode ser conferido na área central de Caxias do Sul e torna o dia a dia de quem passa por ali mais alegre. 

—Quando chega o inverno diminuem as temperaturas e diminui, também, o fotoperíodo, que é o comprimento do dia. A combinação entre baixa temperatura e pouca luminosidade faz com que ocorra uma mudança na concentração de hormônios nas folhas. É nesse momento, antes de cair,  que elas adquirem tonalidades alaranjadas e deixam a cidade mais bonita. São as chamadas árvores caducifólias —esclarece Gabriel Fernandes Pauletti, diretor do Instituto de Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Leia mais
Previsão do tempo: quarta será marcada por temperaturas baixas e sol na Serra 

O professor e pesquisador da UCS  reforça que ao serem depositadas no solo, as folhas acabam produzindo nutrientes extremamente necessários para as árvores. Pauletti explica, ainda, que cada planta tem um mecanismo de indução da floração e que tudo é mediado pelo ambiente.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 31/07/2019 - O inverno deixa a paisagem urbana mais colorida. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

— Tudo passa pelo ambiente, tem plantas que florescem quando a duração do dia é longo e outras quando a duração é curta. Algumas espécies que a gente vê floridas nessa estação do ano, como as cerejeiras e azaleias, são mais resistentes as baixas temperaturas. Isso está relacionado ao local de origem da planta e a concentração de soluções dentro de suas células. O congelamento dessa solução normalmente ocorre em temperaturas muito baixas e por isso elas costumam sobreviver as geadas. 

A esteticista Néo Lima, que diariamente transita pelas ruas centrais, comemora: 

— Para mim quanto mais flores, arbustos e cores melhor. Isso sem falar dos pombos, que acho lindo. É bom ter um respiro de natureza no coração da cidade. 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 05/08/2019 - Flores que resistem ao frio rigoroso do inverno. fotos parqa ensaio contracapa temática.  NA FOTO: azaleia. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
As coloridas e resistentes azaleiasFoto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

O que plantar?

Andressa de Lima, florista há mais de 20 anos, dá dica de quais flores se adaptam mais facilmente ao clima rigoroso. Ela assinala, também, que o inverno é o período certo para realizar adubação das plantas cultivadas em casa.

= Cerejeiras
= Calêndula
= Nemesia
= Azaleia
= Cravos
= Amor Perfeito
= Boca de Leão 

Leia também
Administrador judicial de Grupo Voges vai pedir prorrogação de prazo para desocupar Maesa
Prefeitura de São José dos Ausentes começa a recuperar ERS-020

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros