
Oito meses após a mudança no governo do Estado, as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) passarão a ter novos titulares na Serra. A troca na gestão ocorre na próxima segunda-feira (2). Os nomes que assumirão os postos nos órgãos com sede em Caxias do Sul e Bento Gonçalves estão confirmados. A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) ainda não divulgou quem ficará na 23ª CRE, de Vacaria.
A professora Viviani Devalle assumirá a função na 4ª CRE, com sede em Caxias do Sul, substituindo a também professora Janice Moraes, que está no cargo desde 2016. Viviani é ex-secretária de Educação de Itá, município de Santa Catarina, e tem formação em Letras. Ela terá a missão de coordenar a regional que abrange 120 escolas de 14 municípios, que reúne cerca de 50 mil estudantes.
Na 16ª CRE, sediada em Bento Gonçalves, o titular passará a ser o professor Alexandre Misturini, especialista em Orientação e Supervisão Educacional. Com Licenciatura em História, ele também já foi diretor de escolas e atuou no Núcleo de Tecnologia Educacional de Bento Gonçalves. Deixa o cargo o professor Leonir Olimpio Razador. A 16ª CRE atende 25 municípios, com um total de 74 escolas, em que estudam cerca de 20 mil alunos.
Por meio da assessoria de imprensa, a Seduc garantiu que os selecionados passaram pelo processo seletivo realizado pelo Estado. Foram 4 mil inscritos. A seleção contou com etapas de análise curricular, teste de perfil, entrevista de mapeamento e competências, referências profissionais, pesquisa de crenças, painel com especialistas e, por fim, entrevista com o gestor da pasta.