
A Feira do Agricultor de Caxias do Sul passou a ter mais um dia na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino. A venda de produtos da agricultura familiar, que já ocorria no local nas tardes de terça-feira, passou a ser feita também as quintas-feiras pela manhã. A primeira edição no novo dia foi nesta quinta (21). O horário estabelecido para este dia da semana é das 6h às 11h, enquanto que nas terças-feiras a venda é das 15h às 19h.
Conforme a Secretaria da Agricultura de Caxias do Sul, a definição de um dia adicional de feira foi feita em uma reunião em janeiro juntamente com a Associação dos Feirantes de Caxias do Sul (Assofei), com sugestão que partiu dos agricultores e comerciantes.
— Desta forma, com um novo horário, buscamos contemplar um público diferente na Praça das Feiras que não podia comprar na terça. É uma feira que a população já aprovou e tem um grande movimento — afirma o diretor executivo da Secretaria, Ramon Sirtoli.
Leia mais
Com pouco movimento em bairros, produtores rurais avaliam novos pontos de feira em Caxias
Ponto de Safra deixa a Rua Bento Gonçalves e vai para Praça Dante Alighieri, em Caxias
Feiras em Caxias movimentam R$ 40 milhões por ano
A busca por novos dias e horários, e até mesmo a eventual mudança de locais, tem sido debatida entre a secretaria e os feirantes. A Praça das Feiras é um dos pontos onde o volume de vendas é maior, assim como o bairro Panazzolo. Já outros locais em diferentes bairros e determinados dias da semana têm pouco movimento.
Uma das características de Caxias do Sul apontada já no ano passado pela Assofei é que, nos bairros, a presença de mais mercados com promoções em diferentes dias da semana impacta as feiras locais ao ar livre, especialmente quando chove. Conforme Sirtoli, está sendo feita uma reavaliação de todos os programas de comercialização de produtos rurais, o que iniciou com o Ponto de Safra, no ano passado, que foi transferido para a Praça Dante Alighieri. Está sendo estudada a possibilidade de mudanças em horários e locais.
— Estamos fazendo pesquisas junto aos próprios feirantes e consumidores da feira. E também vamos fazer uma pesquisa com a população em geral em Caxias, para saber se já conhecem a Feira do Agricultor e se sabem como funciona a dinâmica. Muitas vezes as pessoas não sabem dessa alternativa sustentável para o consumo, que privilegia os produtores do município, de propriedades próximas, encurtando distâncias. Os produtores ficam contentes por venderem diretamente para o consumidor, que tem a possibilidade de adquirir produtos frescos, recém colhidos — comenta.
Atualmente, participam da Feira do Agricultor cerca de 110 produtores e 32 comerciantes cadastrados. A comercialização ocorre em 34 pontos de Caxias do Sul, em diferentes dias da semana, entre terça e sábado.