Codeca comprará novos contêineres de lixo em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Dinheiro Público02/06/2017 | 19h20Atualizada em 02/06/2017 | 19h25

Codeca comprará novos contêineres de lixo em Caxias do Sul

Vandalismo e acidentes reduziram estoque de equipamentos

Codeca comprará novos contêineres de lixo em Caxias do Sul Alexandra Baldisserotto/Divulgação
Foto: Alexandra Baldisserotto / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) lançou edital para adquirir mais contêineres para o sistema mecanizado da coleta de lixo e de material seletivo. A licitação servirá para recompor o estoque prejudicado pelo mau uso dos equipamentos por parte da população e, principalmente, pelo vandalismo que destruiu ou danificou 27 contêineres desde o início deste ano. Esses ataques causaram um prejuízo de pelo menos R$ 70 mil.

Leia mais: 
Projeto de regulamentação do Uber voltará ao Executivo para correções
Ciro Fabres: Vale lembrar que o município é o gestor do SUS em Caxias do Sul
Homem atira contra ex-companheira e tenta suicídio na rodoviária de Caxias do Sul


O edital prevê a aquisição de 206 unidades ao longo de 12 meses  como parâmetro, o orçamento inicial estima um gasto de R$ 588 mil. Isso não significa, porém, que a Codeca comprará todas as unidades de uma só vez. Segundo a presidente da companhia, Amarilda Bortolotto, o total é lançado na concorrência para não ser necessária a abertura de licitações a todo momento. O edital estipulou a aquisição de 130 contêineres de coleta seletiva e 76 de lixo de orgânico.

— Vamos buscar a aquisição somente do que for necessário e aos poucos. Quanto menos comprarmos, menos gastaremos. Infelizmente, a maioria dos equipamentos inutilizados são por vandalismo — lamenta Amarilda.

Em 2016, outros 43 contêineres sofreram danos totais ou parciais provocados por vandalismo ou acidentes de trânsito. De janeiro a abril deste ano, 25 equipamentos haviam sido queimados, o que obrigou a empresa a lançar uma campanha de conscientização. De lá para cá, a Codeca registrou um equipamento queimado e outro danificado. O alvo preferido dos vândalos são os contêineres amarelos da coleta seletiva. Além da reposição, a empresa gasta dinheiro e mão de obra para consertar os materiais.

— Reduziram os ataques em maio e isso pode ter relação com a campanha que fizemos — acredita a presidente da companhia.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comJovem morre após capotamento no Viaduto do Torto, em Caxias https://t.co/DPWMiEYRUz #pioneirohá 43 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comFrio e Festival de Cinema mantêm ocupação acima de 90% nos hotéis de Gramado https://t.co/8KRijHC6DM #pioneirohá 1 horaRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros