Instituto de Arquitetos sugere concurso para projeto de ocupação da Maesa, em Caxias - Geral - Pioneiro

Prédio histórico03/05/2017 | 11h58Atualizada em 03/05/2017 | 11h58

Instituto de Arquitetos sugere concurso para projeto de ocupação da Maesa, em Caxias

Reunião com secretários municipais ocorre na próxima sexta-feira em Caxias do Sul 

Instituto de Arquitetos sugere concurso para projeto de ocupação da Maesa, em Caxias Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

O presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), Rafael Passos, estará em Caxias do Sul nesta semana para reuniões com as secretárias municipais de Cultura, Adriana Antunes, e Planejamento Urbano, Mirângela Rossi. Além de discutir o Plano Diretor da cidade, os profissionais vão sugerir um concurso público de projeto de arquitetura e urbanismo para ocupação do prédio histórico da Maesa, no bairro Exposição. A reunião ocorre na sexta-feira pela manhã. As informações da Gaúcha Serra.

Leia mais
Comissão de Uso da Maesa estuda parceria público-privada para ocupação do prédio
Prefeito demonstra descaso com Poder Legislativo ao excluí-lo de comissão da Maesa

De acordo com a arquiteta Silvia Nunes, presidente do IAB em Caxias do Sul, a prefeitura ainda não definiu se vai ter concurso público, mas a intenção é mostrar como funciona este processo.

— A nossa proposta depende das decisões que a prefeitura tomar em relação ao plano de ocupação e aí poderemos ajudar a definir a abrangência do concurso, se ele será de ideias ou para realização da obra ou ainda de partes específicas. Auxiliamos em termos de edital e de busca de patrocínio — exemplifica.

A arquiteta defende a importância do concurso não é só por se tratar de um prédio histórico, mas também porque permite explorar a capacidade criativa dos profissionais em um projeto importante para o município. Um exemplo de prédio público que fez concurso público nacional de arquitetura é o da Assembleia Legislativa do Estado.

Na semana passada, a prefeitura também disse que estuda a formalização de parcerias público-privadas para administrar serviços com a ocupação do prédio da Maesa. O primeiro evento artístico ocorreu na última segunda-feira. O assunto está em análise pela comissão que discute o uso do prédio.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPolícia Civil conclui que comerciante foi morta em discussão sobre troco de cerveja em Caxias do Sul https://t.co/Q7gYdIVYWX #pioneirohá 8 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com"Queremos sonhar um pouco mais alto", diz presidente do Juventude após manter Tiago Marques no Jaconi https://t.co/U2tj5MNfoH #pioneirohá 8 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros