"Uber gaúcho" estreia neste mês em seis cidades da Serra  - Geral - Pioneiro

Transporte de passageiros08/03/2017 | 14h46Atualizada em 08/03/2017 | 14h46

"Uber gaúcho" estreia neste mês em seis cidades da Serra 

Desenvolvido no RS, Garupa App optou pela região para iniciar as atividades 

"Uber gaúcho" estreia neste mês em seis cidades da Serra  Lauro Alves/Agencia RBS
Sistema entra em operação na segunda quinzena  Foto: Lauro Alves / Agencia RBS

O aplicativo de transporte individual Garupa vai estrear na Serra na segunda quinzena de março. O serviço, desenvolvido no Rio Grande do Sul, escolheu a região para iniciar as operações, antes mesmo do que Porto Alegre. As informações são da Gaúcha Serra.

De acordo com o diretor-executivo do Garupa, João Marcondes Vargas Trindade, a Serra foi escolhida por questões operacionais. A principal delas, foi a grande adesão de motoristas parceiros. Em Caxias do Sul, por exemplo, em duas semanas, foram 260 cadastros iniciais. Embora o escritório do aplicativo fique em Caxias, logo na estreia o sinal estará liberado também em Farroupilha, Bento Gonçalves, Gramado, Garibaldi e Canela. Ao todo, as operações começam com 300 motoristas parceiros.

Leia mais
Mais de 3 mil mulheres têm medidas protetivas por violência doméstica em Caxias
Justiça determina que ONG Apas retire cerca de 200 animais de área invadida em Caxias
Vice-prefeito de Caxias do Sul revê discurso e assinala divergências com Guerra  

Conforme Marcondes, o aplicativo não terá tarifa dinâmica ou cobrança diferenciada em horários de pico. Os valores serão definidos de acordo com o tempo e a distância percorrida. A base de cálculo, no entanto, não foi divulgada, mas a tarifa mínima será de R$ 7 e a taxa de cancelamento vai custar R$ 6.

Outra característica do serviço é a ação de facilitadoras, que vão estar em pontos estratégicos para divulgar e ensinar a população a manusear o aplicativo. Além da Serra e da capital, o aplicativo tem planos de operar em outros municípios gaúchos, como Santa Maria.

O Garupa chega sem que a cidade tenha aprovado a regulamentação para o serviço. O projeto de lei que cria regras para o transporte individual privado está em elaboração pela Procuradoria Geral do Município. A proposta recomeçou a ser discutida na nova gestão a partir de pareceres de taxistas e da Uber.

Nos próximos dias o secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, deve receber representantes do Garupa para discutir o assunto. Segundo o Soares, a proposta deve ser semelhante à lei aprovada em Porto Alegre, que prevê cobrança de taxa mensal para os motoristas.


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comJuventude terá ao menos uma mudança para encarar o Oeste https://t.co/iZvkN8GDb0 #pioneirohá 40 segundosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com"Dediquei minha vida para cuidar do que não é meu", desabafa morador de Caxias https://t.co/HANU8vnfUh #pioneirohá 35 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros