
Pelo menos 1 mil candidatos já foram atendidos pelas sete agências de empregos que participam do Feirão de Empregos na Faculdade e Escola Técnica QI de Caxias do Sul, no centro da cidade. Outras cerca de mil pessoas ainda estão na fila — que toma conta de quase duas quadras — aguardando para uma oportunidade no mercado de trabalho.
Estão sendo oferecidas cerca de 200 vagas, que incluem as oportunidades das agências de RH, Sine Caxias (35), CIEE e Banestágio. Tem mais chances quem tem ensino fundamental completo, está cursando Ensino Médio e curso técnico e superior completo.
Os atendentes avaliam os currículos e se o candidato atende ao perfil solicitado pelo empregador é encaminhado para uma primeira entrevista na agência de RH. Na Inovar RH, são 30 chances de estágio e outras 50 efetivas.
A consultora da Futuro RH Vitória Sebben já tinha avaliado cerca de 200 currículos até as 14h. Desses, 10% se enquadravam nas vagas oferecidas pela agência. Os demais foram orientados a recadastrar os currículos com novas informações que podem tornar o documento mais atrativo.
Edson de Boni de Lima, 43 anos, está na fila há mais de três horas e ainda não chegou na porta da escola, mas garante que não vai arredar o pé enquanto não for atendido.
— Busco trabalho há cinco meses. Quero uma vaga na área administrativa.
Sonia Ribeiro aguardou cinco horas para poder ser atendida.
— Cheguei as 9h e vou ser a próxima a apresentar meu currículo.
Há seis meses sem trabalho, busca espaço em qualquer área.
— Preciso de um salário!
O Feirão acontece até as 17h, na Rua Marechal Floriano, entre a Sinimbu e Os Dezoito do Forte.