De forma lenta, vagas voltam a surgir em Caxias do Sul - Economia - Pioneiro

Mercado de trabalho01/10/2016 | 07h05Atualizada em 01/10/2016 | 07h05

De forma lenta, vagas voltam a surgir em Caxias do Sul

Cidade gerou 133 vagas em agosto, mas melhora ainda não é considerada consistente

De forma lenta, vagas voltam a surgir em Caxias do Sul Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Quem puxou o saldo caxiense de admissões e desligamentos para cima em agosto foi o comércio, com 173 vagas a mais. Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Depois de cinco meses fechando no vermelho, o levantamento mensal de vagas geradas em Caxias voltou a ser positivo. Em agosto, 133 postos abriram na cidade, conforme pesquisa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Embora ainda não possa ser visto como uma retomada do crescimento, o número trouxe ânimo ao mercado, já que ameniza parte dos prejuízos acumulados e traz boas expectativas.

Leia mais
Reforma da Previdência, prevista para sair em breve, gera dúvidas em Caxias
Caxias do Sul gera 133 vagas em agosto
Economia caxiense cresce 2% em agosto na comparação com julho


Os próximos meses, porém, não devem seguir todos "no azul", avalia o professor Adalberto Ayjara Dornelles Filho, pesquisador do Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Isso porque os números do Estado e do País seguem apresentando baixas — foram 1.690 postos a menos no Rio Grande do Sul em agosto e 33.953 baixas em todo o país.

— Não há perspectivas de que o crescimento de vagas vai se manter nesse patamar no restante de 2016. A expectativa é que evoluções mais consistentes apareçam a partir de 2017, mas ter um número positivo nesse momento, claro, já é um bom sinal para a economia — analisa Dornelles.

Quem puxou o saldo caxiense de admissões e desligamentos para cima em agosto foi o comércio, com 173 vagas a mais. Ivonei Pioner, presidente eleito da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL), explica que o resultado ocorre em função da preparação dos lojistas para as vendas de final de ano:

— Não devemos ter um incremento expressivo de temporários nos últimos meses do ano, mas as lojas estão reforçando suas equipes agora, com bastante tempo de antecedência. Assim chegam nas festas de fim de ano com a equipe já treinada. Essas contratações refletem também a expectativa geral de melhora para o ano que vem — ressalta Pioner.

O cenário de contratações é confirmado por lojistas da cidade. Na rede caxiense RA Homem, que conta com três unidades, há oito vagas para atendimento em aberto.

— Ainda há dificuldades nas vendas, mas buscamos pessoas competentes, pouco acomodadas. Esse perfil faz toda a diferença nos resultados — ressalta Rômulo Augusto de Oliveira Junior, diretor da rede.

Além das oito vagas em aberto, Junior conta que outras oportunidades temporárias serão abertas até dezembro. Apesar de ainda considerar o período complicado, o lojista ressalta que as vendas do Dia dos Pais foram melhores do que as do ano passado.

:: EM 2016
Saldo de admissões e desligamentos neste ano

Janeiro 539
Fevereiro 501
Março -1.283
Abril -1.126
Maio -779
Junho -729
Julho -909
Agosto 133
Fonte: MTE - Caged

Mais vagas no Sine

Uma leve melhora na geração de vagas também vem sendo sentida no Sine de Caxias desde o mês passado. Conforme o coordenador de desenvolvimento social da unidade, Rudinei Batistel Pereira, normalmente eram oferecidas 10 vagas por dia na agência. Desde o mês passado, a média saltou pra 15 vagas por dia:

— Em alguns dias, chegamos a oferecer 20 vagas. A evolução não é tão expressiva, mas vem sendo percebida — analisa.

As novas oportunidades normalmente aparecem em comércio e serviços. Já os postos de trabalho na indústria "ainda engatinham", segundo Pereira. Interessados nas vagas devem ir até o Sine para se candidatar às vagas. A agência abre às 8h.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comApós repercussão, organizadores desistem de pancadaria no Dia do Soco, em Caxias https://t.co/8UtQmQG3SB #pioneirohá 48 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPioneiro Esportes https://t.co/u511DH3PIJ #pioneirohá 2 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros