Conheça opções de chás que podem contribuir com o bem-estar em tempos de tensão e ansiedade - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Além da camomila28/08/2020 | 15h54Atualizada em 28/08/2020 | 15h56

Conheça opções de chás que podem contribuir com o bem-estar em tempos de tensão e ansiedade

Substituir o tradicional café por chás e infusões tem sido boa pedida para evitar agitação

Conheça opções de chás que podem contribuir com o bem-estar em tempos de tensão e ansiedade Isadora Heimig/Divulgação
As infusões de rooibos têm ganhado destaque entre os fãs de chás Foto: Isadora Heimig / Divulgação

Muito tem se falado de sentimentos como a ansiedade e a tensão, que se afloraram atrelados aos tempos difíceis que atravessamos atualmente. Pois saiba que o bom e velho chá de camomila que as vovós costumavam receitar para acalmar ânimos e transmitir uma sensação de conforto imediata ainda segue muito útil. E, junto com ele, várias outras opções de chás e infusões ganham destaque por apresentarem propriedades tão ou mais reconfortantes. São ervas e misturas que podem garantir bem-estar de diferentes formas.  

Leia mais
Saiba mais sobre os diferentes tipos de chás e seus benefícios

– O chá remete a cuidado e para cada momento tem uma função diferente – comenta Joice Francele dos Reis, franqueada da Tea Shop em Caxias e que estuda para se tornar sommelier de chás pela Club del Té, da Espanha.

Entre as funções mais solicitadas pelos clientes de Joice estão antioxidantes (chás brancos), diuréticos (chás verdes), detox (chás vermelhos), energéticos (chás pretos), digestivos (chás azuis) e, claro, relaxantes.  

– A gente percebeu uma procura muito grande, até pelo fato de as pessoas estarem mais em casa. Muitos clientes estão substituindo a térmica de café que tomavam durante o dia e buscando o chá. Tivemos uma procura considerável nos chás relaxantes, ansiolíticos, anti estresse, para ajudar a dormir, além dos que contribuem para o emagrecimento, que são sempre solicitados – aponta Joice.

Aliás, substituir o tradicional cafezinho pelo chá é uma decisão bem importante para quem quer garantir uma rotina mais tranquila. A nutricionista e especialista em fitoterapia Diordia Piccoli é uma das defensoras dessa troca:

– O café, pela quantidade de cafeína e pelo número de vezes que as pessoas consomem, acaba aumentando muito a agitação, a ansiedade. Às vezes, como estamos muito trancados em casa, isso acaba se transferindo em irritabilidade, em fome, em compulsão. Então, a gente consegue estratégias muito eficientes com chás. Inclusive para melhorar esse tipo de sintoma que a cafeína e a própria situação que estamos vivendo podem estar ocasionando.

Pensando no contexto pandêmico, que tem espalhado sentimentos ligados à tensão e ao estresse, Diordia sugere algumas ervas que possuem propriedades calmantes. Além da tão tradicional camomila, integram a lista melissa, cidreira, erva-doce e mulungu. Outra dica  é a passiflora (folha do maracujá), planta com ação anticompulsiva.

– Pode se fazer uma infusão, por exemplo, com passiflora, melissa e camomila, vai ter uma ação calmante incrível e já vai preparando o corpo para dormir. Vai baixando os hormônios do dia e aumentando os hormônios da noite, aumentando o gaba, que é o neurotransmissor do relaxamento, então a pessoa começa já a desligar – explica Diordia.

Infusão de Rooibos é boa opção para os tempos tensos de pandemia<!-- NICAID(14578827) -->
Foto: Isadora Heimig / Divulgação

Outra indicação da nutricionista e que tem tido muita procura na Tea Shop Caxias são as infusões de rooibos. Trata-se de um arbusto sul-africano que tem um consumo sem contra indicações, podendo ser consumido em qualquer momento do dia e até mesmo por crianças. 

– Só o rooibos em si já tem a propriedade de relaxamento, mas pode ser combinado com outras infusões aumentando ainda mais esse potencial – explica Joice.

Além de ações anti-inflamatórias e isotônicas, Diordia também destaca a função de desintoxicação do rooibos.

– Para quem faz jejum intermitente, o consumo de água e chás como o dente de leão, a erva-doce e o rooibos consegue fazer uma limpeza incrível. O organismo consegue reagir muito mais fácil a qualquer doença, consegue ter uma linha de defesa muito mais forte – defende a nutricionista.

Aliás, além do relaxamento, outra preocupação bastante atual dos consumidores de chá tem sido as funções de fortalecimento do sistema imunológico. Para isso, Diordia indica opções como gengibre, chá da raiz do açafrão da terra, malva, unha de gato, erva baleira.

Leia também
Pedro Guerra: sopro
Edição 2020 da Battle in the Cypher será virtual
Casa do Povo, em Vacaria, torna-se centro multicultural ao receber biblioteca e museu
Espetáculo de dança "À Flor da Pele" terá exibição online nesta sexta
Prolar lança edital para propostas culturais
Conheça o som do músico Elly
A Arte Não Para #12: Cristian Rigon aproveita pandemia para voltar a ser aluno, reinventar métodos e refletir sobre a vida 
Sótão da Flor é a novidade virtual do Grupo Ueba Produtos Notáveis


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros