10 temas para Carlos Búrigo, candidato a prefeito de Caxias do Sul - Política - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Eleições 202012/10/2020 | 07h00Atualizada em 12/10/2020 | 07h00

10 temas para Carlos Búrigo, candidato a prefeito de Caxias do Sul

Candidato a prefeito da coligação Vamos Abraçar Caxias, Carlos Búrigo é o terceiro a participar do primeiro ciclo de entrevistas

10 temas para Carlos Búrigo, candidato a prefeito de Caxias do Sul Assessoria de imprensa/Divulgação
Ex-secretário do governo do Estado na gestão de José Ivo Sartori (MDB) disputa a prefeitura de Caxias Foto: Assessoria de imprensa / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

O candidato do MDB a prefeito de Caxias, Carlos Búrigo, é o terceiro a participar do primeiro ciclo de entrevistas com os postulantes ao cargo publicadas pelo Pioneiro. Nas edições de segundas, quartas e sextas-feiras, todos os 11 candidatos irão expressar suas ideias e propostas sobre os 10 temas abaixo. As respostas e manifestações de todos os candidatos já foram recolhidas pelo Pioneiro e serão publicadas em ordem alfabética. O próximo candidato a responder aos 10 temas será Edson Néspolo (PDT), na edição de quarta-feira (14/10).

Carlos Búrigo, ex-prefeito de São José dos Ausentes de 1997 a 2004, começou sua trajetória na vida pública em Caxias do Sul nomeado pelo ex-prefeito José Ivo Sartori (MDB) para ocupar o cargo de secretário de Gestão e Finanças em 2005. Permaneceu no cargo nos dois governos do ex-prefeito, até 2014, e também nos dois primeiros anos da gestão do sucessor de Sartori, Alceu Barbosa Velho. Desde 2005, sua trajetória tornou-se próxima de Sartori. Quando candidato ao governo do Estado, o ex-prefeito, Búrigo foi o coordenador da campanha que conduziu o emedebista ao Piratini em 2015. No Governo do Estado, atuou como secretário-geral de geral de governo, ocupando a pasta que depois foi denominada Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão.

Na disputa a uma vaga à Assembleia, em 2018, Búrigo foi o primeiro suplente, com 34.322 votos, sendo 11.073 votos em Caxias. Na composição do secretariado do governador Eduardo Leite, acabou herdando de Jovir Costella (MDB) a vaga na Assembleia. 

Leia mais:
10 temas para Adiló Didomenico, candidato a prefeito de Caxias do Sul  
10 temas para  Antonio Feldmann, candidato a prefeito de Caxias do Sul

1 CASO MAGNABOSCO

"Exaurir todas as possibilidades jurídicas que o assunto permite e dialogar com a família em busca de um entendimento. A população de Caxias do Sul não pode ter os serviços essenciais comprometidos em função de um processo judicial com valores fora da realidade para qualquer administração municipal." 

2 CONCESSÃO DO TRANSPORTE COLETIVO

"Estou acompanhando o processo, que está sendo bem conduzido pela atual administração com a elaboração do Termo de Referência para a licitação da nova concessão. Trabalho transparente de servidores e dos membros do Conselho Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade com a participação da comunidade. Acredito que os trâmites da licitação até a escolha de quem vai assumir o transporte coletivo em Caxias vão ocorrer dentro da normalidade."

3 GESTÃO DAS UPAS 

"O modelo de gestão da UPA Zona Norte, que agregou a possibilidade de ensino e pesquisa, qualificou o atendimento à população. Assim, esse modelo deve ser estudado para ser expandido para a UPA Central. Além disso, é uma forma de valorizar o meio acadêmico da cidade que tem capacidade e competência para assumir essa questão. Além de termos um bom serviço, abre-se a possibilidade de fomento de bolsas de ensino e pesquisa para os estudantes."

4 DIÁLOGO COM A COMUNIDADE 

"A nossa administração será pautada pela aproximação da prefeitura com todos os setores da comunidade. O diálogo aberto com entidades, sindicatos de trabalhadores e patronais, além da sociedade civil organizada, possibilita que tenhamos uma compreensão dos problemas da cidade. Uma organização importante nesse processo é o movimento comunitário, que tem capacidade de articulação e entendimento das necessidades dos bairros. A parceria com os presidentes de Amobs e com a própria UAB precisa ser retomada."

5 CARGOS EM COMISSÃO 

"Os recursos humanos da administração municipal serão otimizados para melhorar a prestação de serviços à população, e isso inclui os servidores de carreira, os cargos em comissão e os terceirizados." 

6 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 

"Apoiar as empresas instaladas e criar um ambiente de negócios atrativo para novos investimentos. Precisamos simplificar e desburocratizar processos internos para fomentar o empreendedorismo. Queremos diversificar a matriz econômica e incentivar a economia criativa. Programas como Trabalho 10, o Banco do Vestuário e a Sala do Empreendedor serão reestruturados. Vamos ampliar o acesso ao microcrédito para atender quem mais precisa."

7 VALORIZAÇÃO DA CULTURA

"O apoio à cultura depende do fortalecimento de iniciativas como o Financiarte e a LIC Municipal. Além disso, são necessárias políticas que envolvam movimentos diversos, trazendo para discussão e organização de eventos todos os setores representados, valorizando as culturas dos bairros e comunidades, respeitando e incentivando suas características. A modernização dos nossos teatros, cinema e de acervos históricos e museus é outro passo importante nesse processo. Como também é fundamental fortalecer e fomentar a Orquestra Municipal de Sopros, o Coro Municipal e a Cia Municipal de Dança." 

8 VAGAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

"Promover um estudo de readequação dos espaços físicos para otimizar os recursos da rede municipal, com amplo diálogo com a comunidade escolar. A abertura da nova escola do Desvio Rizzo é uma iniciativa que deverá contribuir para o avanço deste modelo. Também vamos ampliar a gestão compartilhada entre o município e as entidades, para oferecer mais vagas na educação infantil com menos custos."

9 COMÉRCIO AMBULANTE 

"Intensificar a fiscalização do comércio ambulante nos espaços públicos de Caxias do Sul, bem como proporcionar capacitação profissional, em parceria com as entidades, para que os informais tenham oportunidades de emprego, além de incentivar a vinculação deles ao MEI (Microempreendedor Individual)." 

10 DIRETRIZES PARA A MOBILIDADE

"Vamos iniciar os debates com a sociedade para a formulação e posterior apresentação e análise da Câmara de Vereadores do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que vai nortear as diretrizes e o planejamento do município para os próximos anos." 

Leia também
Entenda como funciona o sistema de quociente eleitoral

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros