Prefeitos ainda acreditam na continuidade da bandeira laranja para a região da Serra  - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Distanciamento controlado29/06/2020 | 13h37Atualizada em 29/06/2020 | 13h37

Prefeitos ainda acreditam na continuidade da bandeira laranja para a região da Serra 

Estado deve responder a recurso encaminhado pela Amesne até o final da tarde desta segunda-feira

Prefeitos ainda acreditam na continuidade da bandeira laranja para a região da Serra  Governo do RS / Divulgação/Divulgação
Foto: Governo do RS / Divulgação / Divulgação

O Governo do Estado deve se pronunciar até o final da tarde desta segunda-feira (29) em relação ao recurso encaminhado pelos municípios da Serra Gaúcha para que permaneçam na bandeira laranja durante os próximos dias. A solicitação foi encaminhada ainda no sábado (27) pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). No documento, a alegação é de que a região foi severamente atingida pelos dados dos últimos boletins epidemiológicos do Comitê Estadual e do governo estadual, havendo disparidades e informações conflitantes com as de âmbito local. 

De acordo com o prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina (PTB), a administração municipal está esperançosa no sentido de reverter essa situação até porque, segundo ele, se não ficar a bandeira laranja, o comércio local sofrerá um verdadeiro desastre:

— Efetuamos um trabalho conjunto com o pessoal da Amesne e outras entidades. Os nossos dados não batiam com os do governo do Estado (sobre a pandemia). Confrontamos esses dados e acredito que nós vamos poder reverter essa situação. Se não ocorrer a reversão, vamos cumprir o que será determinado pelo Estado com bandeira vermelha.

Leia mais
Presidente da Amesne acredita que será possível reverter bandeira vermelha na região de Caxias
Volta da bandeira vermelha na região de Caxias preocupa entidades da indústria, comércio e serviços  
Como foi a primeira vez em que a Serra entrou na bandeira vermelha
Serra volta à bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul
Serra Gaúcha registrou aumento de casos e mortes por coronavírus na última semana  
Confira quais municípios da região de Caxias poderão seguir as regras da bandeira laranja

Na mesma linha de expectativa está o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin (PP). Ele acredita numa reversão do Estado e a continuidade da bandeira laranja para a Serra. 

—Os nossos casos de coronavírus foram estabilizados. Tivemos inclusive reduções em indicadores, principalmente, nas síndromes respiratórias agudas graves. Isso faz com que a gente apresente uma melhora no nosso quadro ou no mínimo uma estabilidade nas nossas situações — afirma Pasin.  

Expectativa também para o prefeito de Farroupilha, Pedro Pedrozo (PSB). Conforme ele, é preciso que a resposta do governador seja pela bandeira laranja. 

— Nosso pensamento é o mesmo dos prefeitos da região da Serra e que possamos reverter a determinação de bandeira vermelha para laranja, no modelo do distanciamento controlado. Estamos aguardando esse retorno — comenta.  

Na visão do assessor jurídico da prefeitura de Vacaria, Rubem Antônio dos Santos Filho, que respondeu à reportagem em nome do prefeito da cidade, Amadeu Boeira (PSDB), a administração do município espera uma resposta positiva do Governo do Estado no sentido da permanência da bandeira laranja para a Serra. 

— No dia de hoje sairá a decisão do recurso da Amesne e de outros tantos recursos. Esperamos que continue bandeira laranja. Temos essa esperança e para isso estamos trabalhando. 

De acordo com a assessoria de imprensa do Estado, até o final da tarde desta segunda-feira, será repassada uma resposta, em definitivo, sobre o recurso encaminhado pelos prefeitos. O documento enviado ao governo do Estado teve assinatura do presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda (PP), com o apoio de outras entidades, como a Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser) e a Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra), representando os municípios da Região de Agrupamento Serra/Caxias do Sul. 

Leia também
Escolas de Caxias do Sul aguardam posição do Estado para retorno às aulas presenciais
Sete pessoas foram multadas neste fim de semana pelo consumo de bebida alcoólica em espaço público de Caxias
Com ajustes de operação, aterro sanitário de Caxias pode receber lixo nos próximos meses sem ampliação emergencial

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros