Caxias do Sul terá bem mais candidaturas na eleição de 2020 - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Mirante26/11/2019 | 10h50Atualizada em 26/11/2019 | 10h54

Caxias do Sul terá bem mais candidaturas na eleição de 2020

Há bem mais candidatos do que em eleições anteriores

Caxias do Sul terá bem mais candidaturas na eleição de 2020 Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Um dos nomes foi substituído em listagem publicada no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

A pré-candidatura de Antonio Feldmann pelo Podemos, somada à de Vinicius Ribeiro pela aliança DEM-PSD, reforça um cenário importante para a eleição de 2020: será um pleito com mais candidaturas do que normalmente ocorre em Caxias do Sul. Isso é bom. Feldmann, inclusive, fez ato político no fim de semana com lançamento de documento com 19 itens que servirão de base para a elaboração do plano de governo.

A essas duas, devem ser somadas as dos partidos habituais: MDB, PT, PDT. Acrescente-se ainda a dobradinha Adiló Didomenico PTB)-Paula Ioris (PSDB), que até já foi divulgada informalmente, e um candidato do governo. O Novo já tem um nome, de Marcelo Slaviero, inclusive aprovado em processo seletivo interno. O PSL garante que terá candidato, mas é uma incógnita. E o nome do PCdoB,Vanius Corte, aguarda para ver o que ocorrerá com as negociações de uma chamada frente de esquerda.

Há bem mais candidatos do que em eleições anteriores. Para comparação, foram cinco os candidatos em 2016. É para isso que tem o segundo turno. É bom para o debate dos problemas da cidade. 

Há pré-candidatos em movimento, como Feldmann,o mais operante no momento. Carlos Búrigo, pelo MDB, também vem se movimentando. Há, no entanto, partidos que, por ora, estão“dormitando”, ou andando devagar em relação ao processo eleitoral para 2020. PT e PDT são os principais. O PT fará reunião com outros partidos da frente de esquerda dia 6, para lançar um“programa de governo popular”. 

Mas segue envolvido com a pauta Lula. O PDT tem o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho como nome preferencial, mas não tem feito movimentos externos importantes. Já o PSB, por enquanto, está atento a todos os movimentos. Garante que estará na majoritária, mas ainda bate na tecla do“tudo é possível”.

Leia também  
Ex-secretária do Turismo de Caxias é nomeada Diretora do Gabinete do prefeito 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros