Fusão de secretarias municipais fica para 2020 em Bento Gonçalves - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Reestruturação21/10/2019 | 13h52Atualizada em 21/10/2019 | 13h52

Fusão de secretarias municipais fica para 2020 em Bento Gonçalves

Pastas já funcionam de maneira integrada, apesar de a formalização ter ficado para o ano que vem

A prefeitura de Bento Gonçalves irá unificar oficialmente as estruturas de duas secretarias municipais a partir de 2020. A lei que cria a pasta do Esporte e Desenvolvimento Social, publicada na última sexta-feira (18), prevê que a formalização ocorra em 1º de janeiro. Com isso, outras duas serão extintas: a da Habitação e Assistência Social e a de Juventude, Esportes e Lazer.

O projeto de lei que permitiu a alteração foi aprovado pela Câmara de Vereadores no último dia 8 e sancionado pelo prefeito Guilherme Pasin (PP) no final da semana passada. A previsão inicial era de que a lei entrasse em vigor ainda neste ano. Mas, conforme o secretário Eduardo Virissimo, que responde pelas duas pastas que serão extintas, isso não foi possível por causa da exigência de que a mudança esteja prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Leia mais
Prefeitura de Bento Gonçalves extingue duas secretarias para unificar Esportes e Desenvolvimento Social

Ainda assim, segundo ele, as estruturas já estão funcionando de maneira integrada. De acordo com o secretário, este processo iniciou em janeiro e proporcionará, ao fim deste ano, uma economia de R$ 570 mil. O valor abrange o salário e benefícios de um secretário, além de recursos que seriam necessários para contratar novos servidores.

Virissimo explica que serviços foram inaugurados neste ano e demandariam contratações. Com a integração, houve remanejamento para que a oferta ocorresse sem ampliação do quadro funcional. Entre estes serviços, estão a Casa de Passagem, oficinas e programa voltado à saúde dos idosos.

O secretário também aponta que, além do aspecto financeiro, a ideia de unir as secretarias surgiu do fato de as demandas do Esporte e Assistência Social terem soluções parecidas, como contraturno escolar para estudantes em situação de vulnerabilidade social.

Leia também
Polícia Civil vai investigar circunstâncias que levaram vigilante a atirar em cadela em Bento Gonçalves
Câmara de Bento vota nesta segunda abertura de processo de cassação de vereador
"Ele pedia para salvar a família dele", conta primo de homem que perdeu mulher e filho depois de acidente em Caxias  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros