Estreante na Câmara de Caxias do Sul, Alceu Thomé quer focar na agricultura e segurança - Política - Pioneiro

Eleições 201628/11/2016 | 09h08Atualizada em 28/11/2016 | 09h09

Estreante na Câmara de Caxias do Sul, Alceu Thomé quer focar na agricultura e segurança

Vereador eleito pelo PTB é servidor de carreira da prefeitura 

Estreante na Câmara de Caxias do Sul, Alceu Thomé quer focar na agricultura e segurança Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Alceu Thomé conquistou 2.121 votos na eleição deste ano Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Atenção à agricultura será uma das principais bandeiras do estreante Alceu Thomé (PTB). Servidor de carreira da Secretaria Municipal da Agricultura de Caxias do Sul, o vereador eleito circula há anos entre os produtores rurais e garante conhecer as demandas da categoria. Aliás, boa parte dos 2.121 votos conquistados foram de agricultores. Por isso, ele quer, em seu primeiro mandato, a partir de janeiro, dedicar-se ao tema. Uma das iniciativas será cobrar aumento do orçamento do Município destinado ao setor. 

Leia mais
Expectativa em torno do secretariado de Daniel Guerra 
Como o pacote de Sartori pode atingir Caxias do Sul e região
Após perder mandato, Kiko Girardi retorna à Câmara de Caxias em janeiro de 2017 eleito pelo PSD

Ainda relacionado ao tema, Thomé planeja propor serviços de orientação à legislação ambiental. Segundo ele, hoje existe muita punição e pouco esclarecimento sobre o que é permitido ou não quando o assunto é meio ambiente. Outro ponto que preocupa o petebista é o aumento da criminalidade. Ele promete cobrar das autoridades responsáveis pelo setor medidas eficazes para garantir segurança aos moradores de Caxias do Sul. 

Mas as ideias não se esgotam aí. O vereador eleito quer ouvir as sugestões dos cidadãos para a elaboração de projetos. A intenção é fazer um mandato participativo. 

— A gente quer ser participativo, não quer ser mais um vereador só por ser vereador. A gente quer fazer a nossa diferença para melhorar a vida das pessoas. Leis existem bastante e, às vezes, elas são descumpridas. Queremos cobrar e rever algumas das leis. É uma infinidade de leis e muitas não objetivamente aplicadas — completa. 

Filiado ao PTB há aproximadamente dois anos, Thomé teve passagem pelo PMDB. Foram cerca de 12 anos na sigla. Entre 2005 e 2012, durante o governo do peemedebista José Ivo Sartori na prefeitura, Thomé foi, inclusive, diretor das Farmácias do Ipam. Foi o próprio Sartori quem o convidou a filiar-se ao PMDB. Mas ele resolveu deixar o partido por acreditar que teria mais chances de ser eleito pelo PTB. Foi o que aconteceu. 

A eleição, aliás, é a realização de um sonho pessoal. Sabedor da responsabilidade que terá nos próximos quatro anos, ele diz que está se preparando para o desafio. 

— Estou conhecendo o regimento interno, me inteirando, mas como funcionário público, já tenho uma certa experiência. Conheço como funcionam as secretarias, como funciona o serviço público — destaca o servidor, que é também formado em Direito. 

Curtir o interior 

Morador do bairro São Ciro, Thomé, 58 anos, nasceu no distrito de Fazenda Souza, onde ainda mantém uma chácara. E é para lá que ele escapa quando tem tempo. O maior divertimento do vereador eleito é aproveitar a natureza com a esposa Suzane, 50, que é professora da rede municipal, e a filha Letícia Fernanda, 28, engenheira de minas. 

— Eu gosto de curtir o interior, gosto das festas coloniais de domingo também — conta.

Alceu Thomé conquistou 2.121 votos na eleição deste ano Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Trajetória
:: Diretor das Farmácias do Ipam entre 2005 e 2012
:: Vereador eleito pelo PTB para a legislatura 2017-2020 

Bandeiras
:: Agricultura
:: Segurançan
:: Meio Ambiente

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com"Quem fala pela transição não é o vice, é a coordenação-geral", diz prefeito eleito de Caxias do Sul https://t.co/jEpP5ESH1f #pioneirohá 6 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comVice-prefeito eleito de Caxias pede desfiliação do PRB https://t.co/s9pmLLKOiy #pioneirohá 8 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros