Tatiane Frizzo será nova voz feminina na Câmara caxiense - Notícias de Eleições - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 

Estreia no Legislativo12/10/2018 | 14h00Atualizada em 12/10/2018 | 14h00

Tatiane Frizzo será nova voz feminina na Câmara caxiense

Ex-rainha da Festa da Uva assume a vaga de Neri, o Carteiro a partir do ano que vem   

Tatiane Frizzo será nova voz feminina na Câmara caxiense Ricardo Wolffenbüttel, BD/
Tatiane foi rainha da Festa da Uva na edição de 2010 Foto: Ricardo Wolffenbüttel, BD

A nova representante feminina na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul Tatiane Frizzo (SD), assume a vaga do vereador Neri, o Carteiro (SD), a partir de 1° de janeiro de 2019.  Ela ocupava a primeira suplência e fez 769 votos nas eleições municipais de 2016.   

Fisioterapeuta de profissão, Tatiane ficou conhecida na sociedade caxiense por ser rainha da edição de 2010 da Festa da Uva. Natural de Forqueta, desde cedo cultivou laços com o ambiente comunitário. Em 2008, por meio de convite de amigos, familiares e vizinhos, venceu a disputa para ser rainha da Festa do Vinho Novo de Forqueta. A ocupação de função de destaque dentro do ambiente comunitário foi resultado de uma ligação natural com a política, que surgiu ainda quando era aluna de fisioterapia na FSG, em meados de 2017. Na época, integrou o Diretório Acadêmico da faculdade e pode trilhar os primeiros passos na política acadêmica.  

Após a Festa da Uva, Tatiane aprofundou a relação com causas sociais e desenvolveu ações em diversos segmentos. Foi voluntária no Hospital Pompéia, integrou os conselhos municipais de Saúde, dos Direitos das Mulheres (Comdim) e dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Além disso, também atuou como representante dos grupos de ciclistas em Caxias do Sul no diálogo com o poder público, ajudando a elaborar projetos de interesse da área, como o Caxias Sobre Duas Rodas e o Viva Bike, dedicados a promover atividades de conscientização da bicicleta como modal de transporte.     

Tatiane afirma que as causas com as quais ficou reconhecida vão ser o principal alvo da sua atuação no Legislativo.   

— São causas que vão nortear meu mandato. Alguns temas como saúde, mobilidade urbana, diversificação da matriz econômica através do incentivo ao turismo, além do combate à violência doméstica, são questões que pretendo atuar — destaca Tatiane.   

Apesar de reforçar a participação feminina no Legislativo, Tatiane considera que a participação da mulher na política ainda não reflete o protagonismo natural do gênero e deve ser intensificada.   

— A presença feminina no Legislativo ainda é muito baixa. Cerca de 10% das nossas deputadas e pouco mais de 14% das mulheres são senadoras. É preciso fomentar esse número, pois desta forma ganha a democracia e os direitos desta minoria política serão defendidos nas instâncias de decisão pública — argumenta Tatiane.   

Com a cadeira assumida por Tatiane, o município passa a contar com três representantes femininas entre os 23 vereadores. As outras duas vagas ocupadas por mulheres são das vereadoras Denise Pessôa (PT) e de Gládis Frizzo (MDB).   

Leia também
Veja qual foi a votação dos candidatos a deputado estadual em Caxias e região
Veja qual foi a votação dos candidatos a deputado federal em Caxias e região
"Tenho de escutar as pessoas", diz Neri, o Carteiro, deputado estadual eleito de Caxias
Os prejuízos para a Serra ao não eleger um deputado federal

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros