Após sete anos de obras, nova sede da Polícia Civil será aberta nesta terça em Caxias - Polícia - Pioneiro

Entrega21/11/2017 | 09h28Atualizada em 21/11/2017 | 09h28

Após sete anos de obras, nova sede da Polícia Civil será aberta nesta terça em Caxias

Registro de ocorrências deixa de ser realizado atrás do Colégio La Salle Carmo

Após sete anos de obras, nova sede da Polícia Civil será aberta nesta terça em Caxias Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Após sete anos de obras e sucessivos adiamentos de inauguração, a nova sede da Polícia Civil em Caxias do Sul está pronta. O novo prédio é considerado essencial para modernização do trabalho e qualificar o atendimento à comunidade, além de oferecer melhores condições aos policiais civis e outros órgãos que necessitam do espaço. A mudança da Delegacia Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) ocorre nesta terça-feira, antes mesmo da inauguração oficial.

Devido à mudança, os moradores de Caxias do Sul estão sendo orientados a não procurar o serviço durante o dia. De acordo com o delegado Vitor Carnaúba, o sistema de registro de ocorrências ficará indisponível por algumas horas e só serão atendidos casos de urgência e prisões em flagrante.

— Não podemos garantir um atendimento aceitável nesta terça-feira. A recomendação é deixar (o registro) para o dia seguinte ou utilizar a delegacia online. Os terminais (de atendimento) são os mesmos, então teremos que desligar os que estão funcionando e levá-los para o novo prédio — explica.

A nova estrutura fica na Rua Irmão Miguel Dario, 1.061, no bairro Jardim América. Uma equipe de Porto Alegre virá para auxiliar na mudança, que deve iniciar ainda pela manhã. A partir da conclusão do processo, previsto para o final da tarde, o plantão atenderá já no novo endereço, que está sendo chamado de Central de Polícia.

Leia mais
Homem é preso após furtar estrutura do prédio da nova delegacia de Caxias
Entrega da nova delegacia da Polícia Civil fica para novembro
Secretaria estadual define data para entrega do novo prédio da Polícia Civil em Caxias do Sul
Prédio da Polícia Civil segue em construção em Caxias do Sul

"Ambiente moderno e planejado"

O pronto-atendimento de Caxias do Sul é o maior no Estado. Em 2016, a média foi de 3,7 mil ocorrências registradas por mês. Devido ao reduzido número de servidores policiais, a mudança não acarretará em aumento no número de terminais. O delegado Carnaúba, no entanto, ressalta que o novo prédio trará benefícios ao atendimento e forma de trabalho dos policiais.

— A estrutura é maior e mais adequada. Teremos mais salas de flagrantes e cada público terá uma entrada específica. Assim, evitaremos o contato entre vítimas e acusados. Os espaços são planejados e reservados, garantindo mais comodidade para quem aguarda para fazer um registro.

A estrutura conta ainda com salas especiais para reconhecimento de pessoas, com uso de espelhos que revelam a imagem somente do suspeito e um amplo estacionamento para as viaturas. Nas próximas semanas, o prédio também deverá receber as delegacias de Homicídios e de Trânsito. A inauguração oficial ainda não tem data marcada.

SAIBA MAIS

Apesar da abertura da Central da Polícia, no bairro Jardim América, outras delegacias continuam atendendo no centro de Caxias. Confira:

No Palácio da Polícia, na Rua Doutor Montaury, ao lado da Praça Dante:

:: 8ª Delegacia Regional

:: Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam)

:: 2ª Delegacia de Polícia

:: 3ª Delegacia de Polícia

:: Delegacia de Homicídios*

Na Rua Marquês do Herval, atrás do Colégio La Salle Carmo:

:: 1ª Delegacia de Polícia

:: Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec)

:: Delegacia de Trânsito*

* A Delegacia de Trânsito e a Delegacia de Homicídios serão transferidas, em data a ser divulgada, para a Central no Jardim América. 

COMO CHEGAR DE ÔNIBUS

Confira as linhas levam até a Central de Polícia:

:: Linha 11 Madureira/Sagrada Família via Marquês do Herval: a saída é da Estação Bento, atrás do Ópera. A recomendação é descer na parada na esquina da Rua São Paulo com a Humberto de Campos. Essa parada fica a duas quadras de distância da Central de Polícia.

:: Linha 11 Madureira/Sagrada Família via Treze de Maio: a saída é da Estação Bento. O ônibus faz uma pausa no bairro antes de seguir em direção à Central de Polícia. A recomendação é desembarcar na parada da Rua José Aloysio Brugger, a uma quadra da Central.

:: Linha 06 Universitário: a saída também é da estação Bento. O coletivo segue pela Marquês do Herval e, após pausa no bairro, o passageiro deve descer na parada da Rua Amazonas, a duas quadras da Central de Polícia.

:: Linha LC73 Coletora Leste: a saída é da parada da Avenida São Leopoldo, próximo do acesso à BR-116. O itinerário percorre o sentido Norte até a Rua Marechal Floriano. Após, o coletivo percorre a Visconde de Pelotas, a Moreira César e a Avenida Ruben Bento Alves (Perimetral Norte). O trajeto termina na rótula de acesso ao bairro Fátima, onde é recomendado o desembarque para ir até à Central de Polícia, localizada a uma quadra de distância, em direção ao bairro Jardim América. Há também o ônibus que faz o sentido inverso, para quem deseja retornar ao Centro.

:: Linha LC71 Coletora Norte: a saída é da EPI Floresta. O ônibus percorre a Avenida Ruben Bento Alves, sentido norte, até a EPI Imigrante. Há também o caminho inverso com saída da EPI imigrante, que percorre a perimetral até a EPI Floresta. A recomendação é que o desembarque seja feito na Perimetral, próximo à rótula de acesso ao bairro Fátima. Dali, tem que seguir a pé em direção ao Jardim América.

* Nenhuma das linhas possui itinerário durante a madrugada (entre 0h e 5h40min).



 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros