Depois de ter sido anunciado em Farroupilha, hospital odontológico começa a ser construído em Caxias - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Saúde16/09/2020 | 08h24Atualizada em 16/09/2020 | 08h59

Depois de ter sido anunciado em Farroupilha, hospital odontológico começa a ser construído em Caxias

 Iniciativa privada irá financiar centro de saúde bucal com atendimento gratuito a moradores da Serra 

Depois de ter sido anunciado em Farroupilha, hospital odontológico começa a ser construído em Caxias Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Hospital odontológico que seria em Farroupilha será instalado em Caxias Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

O Hospital Odontológico Regional seria construído no  antigo posto de saúde do bairro Primeiro de Maio, em Farroupilha. O projeto da iniciativa privada passou por alterações, sendo que uma das principais, é que agora o centro de saúde bucal será instalado em Caxias do Sul. A área escolhida para receber o empreendimento fica na Rua Vinte de Setembro, na área central, em frente à Unidade de Pronto-atendimento (UPA), o antigo Postão. O hospital é privado, mas irá atender sem custos crianças e adolescentes dos cinco aos 14 anos, que estejam matriculados em escolas públicas. Também haverá oficinas e programas voltados ao desenvolvimento social. Para as demais faixas etárias, os atendimentos serão acessíveis para todas as classes sociais

- Optamos pela mudança da cidade pois acreditamos que em Caxias do Sul poderemos atender um número maior de pessoas, já que em Farroupilha nossa equipe já se faz presente na UBS Cinquentenário e no Hospital São Carlos. Nestes locais prestamos serviços na área odontológica, cirurgias simples e complexas, tratamento de canais, além de pacientes com síndromes diversas que necessitam de cuidados hospitalares - explica o cirurgião dentista João Carlos Bordin, idealizador do projeto, que sonha com a iniciativa há mais de 15 anos. 

Leia mais
Hospital odontológico começa a tomar forma em Farroupilha
Hospital odontológico regional será construído em Farroupilha 

A construção é financiada pelo Instituto Bordin, e vinculada a associação filantrópica  Instituto Eloy Thomé, que prestará os serviços gratuitos para crianças carentes dentro do hospital. Para que o projeto pudesse mudar de cidade, o Instituto Bordin investiu na melhoria do consultório odontológico da UBS em Farroupilha: 

- Equipamos de forma adequada para que hoje já se consiga suprir as necessidades locais, pois na cidade não tem Centro de Especialidade Odontológica e serviços mais complexos. No hospital, montamos toda equipe, fornecemos materiais e equipamentos para atender toda a demanda que chega até nós.

ATIVIDADES PREVISTAS PARA 2021 

As atividades estão previstas para começar no segundo semestre de 2021. Entre os serviços estão as intervenções previstas no protocolo da área, além do desenvolvimento de tecnologias e intervenção em pacientes com fissuras lábio-palatais, o chamado lábio leporino. A ideia é atender à demanda de pacientes que precisam fazer procedimentos mais complexos do que os que são feitos em clínicas de odontologia e disponíveis no sistema público de saúde. 

ESTRUTURA 

O hospital terá laboratório próprio, unidade de diagnóstico, bloco cirúrgico e central de procedimentos, atuando em sistema integrado nas diferentes operações. São 1,5 mil metros quadrados no sistema operacional para todos os serviços. O espaço contará ainda com área de estacionamento aberta ao público e o recurso proveniente deste serviço será totalmente investido no atendimento a crianças e adolescentes.

Hospital odontológico que seria construído em Farroupilha será instalado em Caxias.O Hospital Odontológico Regional seria construído no  antigo posto de saúde do bairro Primeiro de Maio, em Farroupilha. O projeto da iniciativa privada passou por alterações, sendo que uma das principais, é que agora o centro de saúde bucal será instalado em Caxias do Sul. A área escolhida para receber o empreendimento fica na Rua Vinte de Setembro, na área central, em frente à Unidade de Pronto-atendimento (UPA), o antigo Postão. O empreendimento é privado, mas irá atender sem custos crianças e adolescentes dos cinco aos 14 anos, que estejam matriculados em escolas públicas. Também haverá oficinas e programas voltados ao desenvolvimento social. Para as demais faixas etárias, os atendimentos serão acessíveis para todas as classes sociais. Na foto os idealizadores Dr. Joa¿o Carlos Bordin e Thuany Thome¿, Arquiteta Marlize Ana Spadari, consultor de projetos sociais Elton Bozzetto e o construtor Juliano Garibaldi.<!-- NICAID(14592276) -->
Hospital odontológico que seria construído em Farroupilha é instalado em CaxiasFoto: Lisi Viezzer / Divulgação

- O Brasil é um país de desdentados e nossa missão é cuidar dos jovens, não só resolvendo os problemas bucais, mas com trabalhos sociais para toda a família. Nosso planejamento é atender pessoas de toda macrorregião, como centro de referência na área -  garante Bordin. 

Outro ponto que preocupa o dentista é a incidência de cáries em crianças na faixa etária dos cinco anos e dos adolescentes de 12 anos.  De acordo com dados do Ministério da Saúde, 53% dos pequenos nessa idade precisam de cuidados. Já na faixa dos 12, esse índice aumenta para 57%. O índice aumenta consideravelmente com o avanço da idade:

- Nossa estrutura vai tratar e também orientar para a prevenção às cáries, porque uma boa condição de saúde começa pela boca. 

Confira como será o hospital:

- Sala de exames
- Recepção com espaço kids
- Áreas administrativas
- Ampla sala de atendimentos odontológicos
- Bloco cirúrgico completo de última geração
- Sala de espera para familiares em cirurgia
- Central de esterilização e distribuição de materiais
- Laboratório de próteses dentárias
- Venda de materiais na área odontológica
- Salas de aula
- Espaço para coworking odontológico
- Estacionamento rotativo e centro de eventos
- Cozinha e espaço gourmet

Leia também
Pandemia impacta transplantes e lista de espera cresce na Serra
Mês destinado ao combate do câncer infanto-juvenil tem programação em Bento Gonçalves
Obra do aeroporto da Serra Gaúcha é viável ambientalmente, aponta estudo

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros