Mesmo com frio, movimento de turistas na Região das Hortênsias deve ser baixo nesse final de semana  - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Em tempos de coronavírus03/07/2020 | 11h37Atualizada em 03/07/2020 | 11h37

Mesmo com frio, movimento de turistas na Região das Hortênsias deve ser baixo nesse final de semana 

De acordo com SindTur, fatores relacionados à pandemia fazem com que a expectativa de ocupação em hotéis seja menor do que em períodos de baixa temporada

Mesmo com frio, movimento de turistas na Região das Hortênsias deve ser baixo nesse final de semana  Antonio Valiente/Agencia RBS
Expectativa é de que a ocupação hoteleira não supere 40% do total permitido pelos decretos estaduais e municipais Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

As baixas temperaturas sempre foram um dos principais atrativos para quem visita a Serra, tornando o inverno período de alta temporada para o setor turístico de cidades da região. O frio abaixo de zero registrado nesta sexta-feira (3), porém, não será decisivo, como antes da pandemia, para lotar os hotéis e restaurantes durante o próximo final de semana.

Leia mais
Geada marca dia mais frio do ano em São Francisco de Paula

De acordo com o Sindicato Patronal da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (SindTur Serra Gaúcha), a expectativa é de que a ocupação hoteleira não supere 40% do total permitido pelos decretos estaduais e municipais. Segundo a entidade, períodos de baixa temporada, como fevereiro e março, atingiam também 40%, porém sobre a ocupação máxima disponível nos estabelecimentos.

— Do ponto de vista de oportunidade para o turista, a condição é excelente. Além do frio, os restaurantes, parques e museus estão abertos e com preços de baixa temporada.  Mesmo assim, a covid-19 tem deixado o pessoal receoso de viajar, por isso acredito que teremos um público menor que o normal e mais local — afirma o presidente do SinTur, Mauro Salles.

Segundo o presidente da entidade, que abrange os municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula, em invernos anteriores à pandemia, o percentual de ocupação na rede hoteleira costumava ultrapassar 70%, elevando a média mensal para 55% ao longo de todo ano.

A estimativa para este final de semana fica abaixo dessa média, e ainda é relativa ao total de ocupação permitida sob bandeira laranja nos hotéis, que é de 70% em Gramado, e reduzida a 50% por determinação municipal nas outras três cidades.

Leia também
UCS Orquestra encerra atividades em 2020


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros