Idosos que seguem trabalhando durante pandemia terão direito ao passe livre nos ônibus em Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Transporte coletivo22/05/2020 | 13h37Atualizada em 22/05/2020 | 14h28

Idosos que seguem trabalhando durante pandemia terão direito ao passe livre nos ônibus em Caxias

Benefício estará disponível a partir de segunda-feira

Idosos que seguem trabalhando durante pandemia terão direito ao passe livre nos ônibus em Caxias Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Os idosos que seguem trabalhando durante a pandemia terão direito ao passe livre nos ônibus de Caxias do Sul. A determinação entra em vigor na próxima segunda-feira (25). Com isso, os trabalhadores com 65 anos ou mais poderão utilizar a gratuidade também nos horários considerados de pico, das 6h às 9h, e das 16h às 19h. Isso altera o Decreto Municipal nº 20.952, no qual suspendia o benefício nesses horários para todos os idosos, medida adotada para evitar aglomerações no transporte público.

Leia mais
Em três dias, 13 mil passagens de ônibus foram usadas por pessoas acima de 65 anos em Caxias
Transporte coletivo terá horário reduzido aos domingos e feriados em Caxias

A nova categoria de passagem recebe o nome de 65+Trabalhador. A Secretaria de Trânsito reforça que o passe livre não poderá ser liberado diretamente no ônibus. Para ter acesso ao benefício, os idosos devem comparecer na Central de Relacionamento com os Clientes da Visate, localizada na Rua Bento Gonçalves, no Centro. Os documentos necessários a serem apresentados devem ser a carteira de trabalho, crachá profissional ou uma solicitação da empresa empregadora.

O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Alfonso Willenbring explica que a pasta já analisava esses  outros casos após o decreto inicial:

– Desde esse momento (suspensão do passe livre nos horários de pico) a gente já está tratando pontualmente caso a caso e liberando a gratuidade para essas pessoas que necessitam deslocamento para o trabalho. Recentemente, as gratuidades foram liberadas para os cidadãos com idade superior a 65 anos por se tratar de uma legislação federal, em que o município não tinha atribuição para deliberar a respeito do tráfego ou não dessas pessoas. Nós entendemos que os idosos acima dessa idade teriam condição de sair quando necessitarem, utilizando o transporte público em horários específicos, justamente para evitar o contato com o maior número de pessoas. Eis que aparecem diversas pessoas dentro dessa faixa etária que dispõem desse direito de gratuidade, mas que ainda permanecem no mercado de trabalho. Então nós tivemos que só adaptar e liberar o passe para essas pessoas em horário livre.

Leia também
Decreto municipal oficializa restrição do acesso a Caravaggio a partir deste sábado
Operação em Caxias do Sul descobre laboratório de droga chamada de supermaconha

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros