Passe livre para idosos nos ônibus de Caxias do Sul terá  horário reduzido - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Distanciamento social12/05/2020 | 16h02Atualizada em 12/05/2020 | 18h00

Passe livre para idosos nos ônibus de Caxias do Sul terá  horário reduzido

Determinação quer evitar circulação de pessoas do grupo de risco em momentos de pico

Passe livre para idosos nos ônibus de Caxias do Sul terá  horário reduzido Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Os idosos terão horários reduzidos para a utilização do passe livre do transporte coletivo em Caxias do Sul durante o período da pandemia do coronavírus e a vigência do estado de calamidade pública. Com a mudança, as pessoas acima de 65 anos e que detêm a gratuidade na passagem nos ônibus da cidade não poderão utilizar o benefício das 6h às 9h, pela manhã, e das  16h às 19h, no fim da tarde.

Leia mais
Entidades do comércio de Caxias pedem suspensão de gratuidades e reforço nos ônibus em horários de pico

Segundo o secretário Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade,  Alfonso Willenbring Júnior, a determinação do período em que haverá a liberação do passe livre é para evitar aglomeração nos ônibus e nas paradas:

— Estamos prevendo uma mudança no período de uso desse passe livre do idoso para tirá-los dos momentos de pico de movimentação. De manhã cedo, que é um horário que já não tem muito idoso andando mesmo, e no final da tarde, que são os dois momentos do dia que têm a maior movimentação nos ônibus.

Em Caxias do Sul, desde a semana passada, foram liberadas as gratuidades no transporte coletivo para idosos com idade acima de 65 anos, que têm esse benefício por conta de lei federal, e que estavam suspensas até então. 

As pessoas entre 60 e 65 anos, que habitualmente contam com o passe livre por conta de uma determinação municipal, estão com essa gratuidade suspensa temporariamente.

Em uma semana que houve a liberação do primeiro grupo do passe livre, o aumento das pessoas nos ônibus aumentou consideravelmente em Caxias do Sul.

— Chegou a algo em torno de 5 mil pessoas a mais por dia. Não tudo por causa do passe livre dos idosos, mas muito por conta disso — afirma o secretário.

Na semana passada,  um ofício assinado pelo Sindilojas e pelo Sindicomerciários de Caxias do Sul foi encaminhado à prefeitura defendendo a suspensão de gratuidades nos horários de pico do transporte coletivo.  

As nova determinação para a utilização do passe livre começam a vigorar a partir desta quarta-feira (12), após a publicação do novo decreto feita pela Prefeitura de Caxias do Sul nesta terça-feira. Esta é a única mudança definida pelas novas determinações de adequação com o Sistema de Distanciamento Controlado do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Leia também
Vendas em supermercados crescem cerca de 10% na véspera de Dias das Mães em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros