
As Ruas Ernesto Marsiaj e Higino Onzi, que contornam a Estação Principal de Integração (EPI) Imigrante, em Caxias do Sul, serão asfaltadas nos próximos meses. A intenção é melhorar a infraestrutura para criar uma nova rota para os ônibus que saem do terminal em direção aos bairros da zona leste da cidade. A licitação para contratar a obra terá as propostas conhecidas no fim do mês.
Atualmente, os ônibus que saem da EPI e seguem em direção ao bairro Cruzeiro, por exemplo, precisam passar por baixo do viaduto Mário Vanin e acessar a BR-116 via Avenida Júlio de Castilhos. Em seguida, seguem pela rodovia federal até a Rua José Bisol, onde acessam as ruas Angelina Michelon e Rodrigues Alves para seguir aos bairros. Com o asfaltamento, os veículos poderão contornar a EPI pelas ruas Ernesto Marsiaj e Higino Onzi, o que não é possível atualmente devido ao tipo de calçamento das vias, que têm forte inclinação.
— Os ônibus não conseguem subir. Por questão de segurança viária, é necessário asfaltar para dar a aderência necessária. Os paralelepípedos acabam deixando escorregadio. E também (será asfaltado) para o próprio conforto do usuário, porque os paralelepípedos acabam deixando a via escorregadia — afirma o secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares.
Oito linhas serão atingidas pelas mudanças quando as obras estiverem concluídas. Juntas, elas movimentam cerca de 20 mil pessoas por dia. A estimativa da secretaria é que, juntos, os ônibus deixem de percorrer 2,6 mil quilômetros por semana, reduzindo também o tempo de trajeto.
A obra, que ainda não tem data para começar, está orçada em cerca de R$ 1 milhão e será paga com recursos do município, segundo Soares. Em 2015, o município chegou a lançar uma licitação para o asfaltamento das vias, mas não houve interessados. O edital previa também recapeamento e implantação de ciclofaixa na Rua Luiz Michelon e readequação de canteiros na BR-116 com a Rua Sinimbu.
No ano passado, as intervenções na BR-116 foram realizadas pela Codeca. Já as mudanças na Rua Luiz Michelon ainda estão em fase de projeto, segundo Soares.
Linhas que serão atingidas
Cruzeiro
Bela Vista
Planalto/Santos Anjos
Planalto/São Victor
Vila Leon
Vila Mari
Vitória
Campos da Serra/De Zorzi/São Luís