Proposta prevê passarelas sobre cânion em Cambará do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Skywalk14/10/2019 | 13h51

Proposta prevê passarelas sobre cânion em Cambará do Sul

Projeto consta em minuta do edital de concessão e ainda pode ser modificado

Proposta prevê passarelas sobre cânion em Cambará do Sul ICMBio/Reprodução/Divulgação
Proposta definitiva ainda depende de estudos Foto: ICMBio / Reprodução/Divulgação

Um projeto básico do governo federal para a concessão dos parques nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral, em Cambará do Sul, prevê a construção de passarelas ligando os dois lados do Cânion do Itaimbezinho. A estrutura é conhecida como skywalk e a intenção é proporcionar ao visitante novas formas de contemplar as formações geológicas. O documento também prevê novos mirantes, alguns avançando sobre o precipício.

Leia mais
Ministro diz que concessão de parques de Canela, Cambará e São Francisco de Paula deve começar até outubro
Como deve ser a concessão dos parques da serra gaúcha à iniciativa privada
Cânions de Cambará do Sul poderão receber até 1 milhão de visitantes por ano com concessão, diz prefeito

Outros investimentos propostos são a ampliação dos atuais 48 quilômetros de trilhas nos dois parques para 136,93 quilômetros, incluindo trilhas para ciclistas, espaço para camping, hospedarias, transporte interno, área para churrascos e espaço para alimentação. A infraestrutura existente, como centro de visitantes, no caso do Itaimbezinho, também precisa ser melhorada.

O projeto integra uma minuta do edital de concessão dos parques e, por ser provisória, ainda pode ser alterada. O documento foi publicado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em julho, junto a um Chamamento Público para a contratação, junto à iniciativa privada, de estudos de viabilidade da concessão. A intenção é obter diferentes modelos de parcerias que possam servir de base ao edital definitivo que irá selecionar a empresa responsável pela administração dos parques. A proposta inicial prevê uma concessão de 20 anos.

No dia 20 de setembro, quatro empresas foram autorizadas pelo ICMBio a apresentar os estudos. Precisam ser elaborados planejamento técnico e operacional, que incluem projetos e plantas estruturais, planejamento econômico-financeiro, com orçamentos e estudos de demanda, matriz de risco e avaliação de impacto regulatório e monitoramento operacional e financeiro.

O levantamento pode contemplar os dois parques de Cambará do Sul e as Florestas Nacionais de Canela e São Francisco de Paula. No entanto, as empresas não são obrigadas a apresentar propostas para todas as áreas. O prazo para a entrega dos resultados termina em 20 de outubro.

Proposta prevê passarelas sobre cânion Itaimbezinho em Cambará do Sul
Também estão previstos mirantes que avançam sobre o precipício, tanto no Itaimbezinho (imagem) quanto no cânion FortalezaFoto: ICMBio / Reprodução/Divulgação

O anúncio oficial da concessão das quatro unidades de conservação da Serra ocorreu no dia 12 de abril deste ano, com a visita do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, a Cambará do Sul. Na época, Salles disse que o processo para formalizar o repasse à iniciativa privada teria início até outubro. Na avaliação do prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen Silvestre, o andamento dos trâmites está adequado, levando-se em conta a complexidade das discussões. Ele espera, porém, que a licitação definitiva seja lançada até dezembro, embora o município não tenha confirmação de prazo por parte do Ministério do Meio Ambiente.

— Está dentro da velocidade que a burocracia exige. Quanto mais tempo se leva para lançar esse processo definitivo, mais tempo se leva para a região colher os frutos — observa.

Silvestre diz ainda que mantém contato com a bancada gaúcha no Congresso Nacional para a obtenção de recursos para o asfaltamento da RS-427, que dá acesso aos cânions. Nesta semana, uma equipe do Ministério do Turismo também deve avaliar as principais demandas da cidade.

— A infraestrutura é nosso principal gargalo nesse processo — afirma o prefeito.

O Pioneiro procurou o ICMBio e até a publicação desta reportagem não havia obtido retorno.

EMPRESAS SELECIONADAS PARA APRESENTAR ESTUDO

Urbanes Empreendimentos
Morada dos Canyons
Socicam Administração, Projetos e Representações Ltda
Parquetur Participações SA

Leia também:
Produtor rural paga exame de DNA para comprovar posse de vaca nos Campos de Cima da Serra
Fernando Cachopa conquista Copa do Mundo com seleção brasileira
Cerca de 11 mil livros foram vendidos na Feira do Livro de Bento Gonçalves 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros