Grupo de convivência de idosos pede a demissão de secretária de Esporte e Lazer de Caxias - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Contra redução de professores e horários24/09/2019 | 11h19Atualizada em 24/09/2019 | 16h15

Grupo de convivência de idosos pede a demissão de secretária de Esporte e Lazer de Caxias

Idosos se posicionaram em frente ao Centro Administrativo e se dirigiram à Câmara para apresentar demandas

Grupo de convivência de idosos pede a demissão de secretária de Esporte e Lazer de Caxias Marcelo Passarella  / Rádio Gaúcha Serra/Rádio Gaúcha Serra
O protesto contou com centenas de pessoas na manhã desta terça-feira, em frente ao Centro Administrativo Foto: Marcelo Passarella / Rádio Gaúcha Serra / Rádio Gaúcha Serra

Centenas de integrantes do grupo Conviver, formado por idosos que realizam encontros e atividades físicas e de Lazer há cerca de 21 anos em Caxias do Sul, realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (24),  no qual reivinidicaram a saída da secretária de Esporte e Lazer (Smel), Márcia Rohr da Cruz. 

O motivo é a redução da estrutura das atividades que estaria sendo proposta pela prefeitura. Segundo os integrantes do grupo, os professores estariam sendo substituídos e com carga horária sobrecarregada, além dos horários dos encontros que estariam tendo carga horária reduzida a semana.  Eles fizeram um abaixo-assinado com a assinatura de cerca de 2 mil pessoas e solicitam audiências com o prefeito Daniel Guerra e com Márcia Rohr da Cruz para tratar do assunto. 

O grupo se posicionou em frente ao Centro Administrativo e fez a leitura das principais reinvidicações para a manutenção das atividades do Conviver. Posteriomente, o movimento fez uma caminhada até a Câmara de Vereadores, onde receberam permissão para falar da tribuna do plenário das principais demandas. 

Noeli Ferreira de Almeida, de 67 anos, participa do Conviver desde a sua fundação, em 1998. Ela relata que teme que o projeto que possibilita que ela conviva com os demais idosos seja extinto. 

— A nossa professora já está querendo sair e outros grupos. Não temos mais passeio, o que a gente gostava de fazer. E olha que pagamos a limpeza e os passeios. Nós estamos vendo que vai acabar se continuar desse jeito  — ressalta.

O Conviver é dividido em pelo menos 75 grupos e conta com mais de 3,5 mil integrantes em Caxias. 

Prefeitura nega possibilidade de extinção 

Integrantes do Conviver ocuparam plenário da Câmara na manhã desta terça-feira Foto: Marcelo Passarella / Rádio Gaúcha Serra

A secretária do Esporte e Lazer nega que qualquer tentativa de redução da estrutura do Conviver esteja sendo implementada e afirma que o quadro apenas está passando por readequações. 

—   Isso é conversa de pessoas que não querem o bem da cidade e estão usando idosos com intenções politiqueiras. Pedimos às pessoas de bem que não se deixem levar por aproveitadores. A Secretaria do Esporte e Lazer não só mantém as atividades como incrementou os programas e isso está comprovado pelo aumento dos grupos do Conviver - destacou.  

Ainda de acordo com a secretária, "em nenhum momento foi cogitada a extinção do programa".  De agosto para cá, segundo o município, o serviço teve número de turmas ampliadas nos bairros Pioneiro, Rio Branco e Nossa Senhora de Lourdes, contemplando 100 novos alunos idosos que aguardavam na lista de espera. 

Ela admite que está acontecendo uma redução no quadro, no entanto, de acordo com ela,  isso ocorre porque docentes estão optando por sair do âmbito da Smel para atuar na rede de educação do município. Dos dez que atuavam, cinco professores permanecem. No entanto, o município pretende manter esse quadro reduzido, com a intenção de "otimizar para garantir um melhor aproveitamento dos horários."

Já a interrupção nos passeios ocorre, de acordo com Márcia, por conta da necessidade de acompanhamento de  um guia de turismo, que não estaria sendo cumprida anteriormente. Na próxima sexta-feira (27), a secretaria vai apresentar um detalhamento do calendário para todos os grupos para ser cumprido ao longo dos próximos meses. 

Leia também  
Câmara de Vereadores de Caxias irá instalar painéis para geração de energia solar
"Qual projeto está sendo deixado para o próximo governo?", questiona presidente da CIC Caxias
Ex-vice-prefeito de Caxias do Sul se filia sábado ao Podemos
Vereadoras de Caxias protocolam projeto de incentivo ao empreendedorismo feminino jovem
 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros