
Com a aprovação do projeto na Câmara de Vereadores na sessão de terça-feira (4), a prefeitura de Farroupilha recebeu a autorização para doar uma área no bairro Cinqüentenário à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O terreno será usado para a implantação de um Escritório de Inovação do Parque Tecnológico Zenit. A proposta que passou pelo Legislativo prevê início das atividades na área em um prazo máximo de 10 anos.
A proposição estabelece que se a universidade não começar a atuar no local em cinco anos, é possível reverter a doação da área. Porém, esse prazo pode ser prorrogado por outros cinco anos. No último dia 27, a administração municipal e a universidade assinaram um documento que formalizou o acordo para a unidade ser instalada na região.
Leia mais
Farroupilha terá unidade da UFRGS
Doação de terreno para construção da UFRGS em Farroupilha é formalizada
A área de 6,6 hectares fica atrás do Estádio das Castanheiras. A instituição tem outra área no município que será vendida com o objetivo de obter recursos para a construção de prédios onde serão ministrados cursos e outras iniciativas para o desenvolvimento do empreendedorismo na região. Conforme o diretor do Instituto Zenit, Marcelo Lubaszewski, a ideia é criar condições para que a Serra gere suas próprias startups.
O desenvolvimento do projeto tem duas fases para atuação da UFRGS na Serra. A primeira é a definição de serviços a serem ofertados. A etapa seguinte contempla a implantação da infraestrutura física propriamente dita. A partir do início das obras, a expectativa é a conclusão em 30 meses.