Farroupilha terá unidade da UFRGS - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Educação24/05/2019 | 10h06Atualizada em 24/05/2019 | 10h45

Farroupilha terá unidade da UFRGS

Protocolo para instalação será assinado na próxima segunda-feira

Farroupilha terá unidade da UFRGS Prefeitura de Farroupilha/Divulgação
Parceria firmada entre representantes da região e da universidade terá projeto iniciado após assinatura de documento Foto: Prefeitura de Farroupilha / Divulgação

A instalação de uma unidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra deverá se tornar realidade dentro de poucos anos. Após um primeiro acordo feito em 2017, a prefeitura de Farroupilha oficializará a parceria por meio de um protocolo de intenções que será assinado com a instituição na próxima segunda-feira (27).

O ato será realizado no bairro Cinquentenário, na Rodovia dos Romeiros, em frente ao terreno cedido pelo município ao projeto. A parceria prevê a implementação física e operacionalização do Escritório de Inovação do Parque Tecnológico Zenit/UFRGS. A unidade terá três edificações, onde serão centralizadas e coordenadas ações de fomento à educação empreendedora e criação de novos negócios inovadores.

A assinatura do protocolo era aguardada pela Associação dos Municipios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), que uniram esforços para que o projeto se tornasse realidade a nível regional.

— A Serra se mobiliza há décadas para a implantação de uma universidade federal e, mais recentemente, para um campus da UFRGS na região. Em 2017, assinamos um protocolo de cooperação para a conjugação de esforços e agora, dois anos depois, comemoramos essa grande conquista —declara o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves.

Leia mais
Mapa de área para receber campus da UFRGS, em Farroupilha, será apresentado ao Ministério da Educação

O início do atendimento na região ainda não tem data definida. O desenvolvimento do projeto está dividido em duas fases, sendo a primeira de definição do portfólio de serviços a serem ofertados e a segunda, referente à implantação da infraestrutura física, deve ser finalizada dentro de 30 meses.

Fomento à inovação

O escritório buscará meios para proporcionar oportunidades de qualificação à população local, com foco na adoção, pelos cidadãos, de uma postura empreendedora frente aos desafios de suas atividades profissionais e habilitando-os a criarem novos negócios com potencial inovador para fomentar o desenvolvimento do município.

Atualmente, o serviço conta com apenas uma unidade no Estado, em Porto Alegre, onde oferece programas de capacitação, incubação, aceleração, conexão e internacionalização. Com cinco anos de existência, tem 37 startups em seu portfólio, divididas entre três de suas incubadoras, nos setores de informática, biotecnologia, engenharia, química, física, agroindústria e empreendimentos sociais.

:: Serviço
O que:
Cerimônia de assinatura do protocolo de intenções entre UFRGS e município de Farroupilha
Quando: Segunda-feira (27), às 10h30min
Onde: Rodovia dos Romeiros, junto ao Condomínio Residencial Farroupilha – Bairro Cinquentenário

Leia também
Protocolado na Câmara de Vereadores de Caxias projeto antinepotismo
Festejos Farroupilhas em Caxias podem ganhar atrativo turístico
Quase 150 aves são resgatadas de cativeiros em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros