
O número de crianças de zero a três anos na lista de espera por escola de Educação Infantil em Caxias do Sul voltou a aumentar em relação a janeiro. São cerca de 3,5 mil aguardando colocação. Conforme a Secretaria da Educação, 200 têm vagas disponíveis, dependendo da aceitação da família para a instituição designada. No final do primeiro mês do ano, eram cerca de 3 mil.
Conforme a assessora referência para o acesso à Educação Infantil na secretaria, Carla Roberta Saccet, um dos fatores que contribui para a flutuação constante na lista é a migração. Segundo ela, o déficit costuma variar entre 3 mil e 3,5 mil. Ela garante que existe um trabalho também no sentido de tentar diminuir a espera. No entanto, a dificuldade enfrentada está relacionada à quantidade de famílias de outros locais do país, que chegam à cidade.
Conseguir vagas na rede particular é outro desafio em determinados pontos da cidade, como no bairro Serrano. Carla explica que a Secretaria da Educação realizou um levantamento de onde há maior procura para focar a contratação de escolas onde existe mais necessidade.
Entre crianças de quatro e cinco anos, são 20 crianças sem escola. A maioria, conforme Carla, está com dados cadastrais desatualizados e, por isso, a secretaria não consegue contato. Neste caso, houve redução na espera na comparação com o início do ano, quando eram aproximadamente 300 aguardando vagas.
Quem tem crianças inscritas e precisa atualizar informações deve procurar a Central de Matrículas (Av. Júlio de Castilhos, 2.555, Centro).