Entre muitos planos, princesa Milena Remus Caregnato quer mostrar a garra e a determinação da mulher de Caxias  - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Festa da Uva 201920/05/2018 | 14h01Atualizada em 20/05/2018 | 15h09

Entre muitos planos, princesa Milena Remus Caregnato quer mostrar a garra e a determinação da mulher de Caxias 

Ela foi eleita na noite de sábado, ao lado de Viviane Piamolini Gaelzer e  Maiara Perottoni

Entre muitos planos, princesa Milena Remus Caregnato quer mostrar a garra e a determinação da mulher de Caxias  Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Milena experimenta a coroa recém conquistada Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Quando o despertador tocou, Milena Remus Caregnato demorou alguns segundos para lembrar por que estava acordando cedo em pleno domingo, ainda mais um domingo com temperaturas tão baixas. Logo, imagens da noite anterior invadiram a memória e a jovem ganhou um gás para pular da cama logo: ela agora era princesa da Festa da Uva 2019 e já havia compromissos a cumprir no seu primeiro à frente do "cargo". 

Leia mais:  
Veja o vestido do trio de soberanas e de cada uma das embaixatrizes da Festa da Uva
Comunidade de Forqueta faz festa para receber a nova rainha da Festa da Uva, Maiara Perottoni
Saiba quais foram as torcidas vencedoras no evento de escolha da Festa da Uva
"Quero estar aqui na Festa da Uva de 2019", diz Thiago Lacerda em passagem por Caxias
Os dois lados da coroa: histórias de quem perdeu e ganhou o concurso de rainha da Festa da Uva 

De frente para o espelho do quarto cheio de fotos espalhadas pelas paredes, no entanto, Milena era ainda a mesma guria que viu a infância passar na tranquilidade das calçadas do bairro Desvio Rizzo, que fez muitos amigos nos corredores do colégio São Carlos, que ganhou maturidade indo estudar Piscologia no exterior — em Portugal —, mas que ainda ama ajudar as nonas a fechar agnoline na comunidade de São Marcos da Linha Feijó. Repousada logo ali ao lado do espelho, uma coroa a lembrava da desafiante jornada que se inicia a partir deste domingo. Afinal, além de divulgar a maior festa da cidade onde nasceu, o papel assumido por Milena também ocupa um espaço de representação feminina. E isso deve ser valorizado.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 20/05/2018 - Café da manhã na casa de Milena Remus Caregnato, eleita princesa da festa daUva 2019. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

— Quero mostrar a garra e a determinação da mulher, ainda mais numa edição como esta, na qual temos uma mulher à frente da Festa da Uva e 11 mulheres na comissão social, o que é só um exemplo da nossa força — comemorou ela, que forma o trio de soberanas da Festa da Uva 2019 ao lado da também princesa Viviane Piamolini Gaelzer e da rainha Maiara Perottoni

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 20/05/2018 - Café da manhã na casa de Milena Remus Caregnato, eleita princesa da festa daUva 2019. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Ainda processando a conquista recente, Milena anima-se ao contar sobre a vó de 95 anos que fez questão de participar de sua torcida na fria noite anterior, cita a tataravó (que veio da região do Vêneto, na Itália) como inspiração para a criação de seu vestido e conta sobre a parceria da irmã em todo o pré-concurso. Para quem escuta, fica fácil de perceber uma forte conexão entre as mulheres da família. 

— Ela é o meu maior exemplo. Em tudo — resume a irmã, Marina, de 19 anos.  

Já a mãe, Sueli, tomada em euforia, se dá conta de que os momentos de emoção pela conquista da filha serão inúmeros daqui para frente.

— Nossa, pensar que no próximo desfile eu vou estar (na plateia) dando tchau para minha própria filha é muito emocionante — suspira. 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 20/05/2018 - Café da manhã na casa de Milena Remus Caregnato, eleita princesa da festa daUva 2019. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Durante o primeiro café da manhã como princesa — saboreado ainda ao lado do pai, Gilmar, e do bem-humorado tio Geraldo — Milena comenta sobre as inúmeras mensagens que chegaram via celular e que ela não conseguiu responder porque quer dar a "atenção devida a cada uma". Falando em mensagem, a princesa lembra que, na última segunda-feira, a maior parte das congratulações que recebeu por conta de seu aniversário de 25 anos vieram com uma espécie de premonição: 

— Todo mundo me dizia "o teu presente de verdade vai vir no sábado". E veio mesmo!

Falante e bem articulada, Milena abre o sorriso toda vez que fala sobre alguma de suas paixões. E são muitas: desde a cachorra de estimação (Maia), até à família, a cidade, as amigas embaixatrizes, o povo do interior, a festa... De alguma maneira, é em nome de todos eles que a jovem inicia seus planos como princesa.

— Pretendo divulgar a cidade em todos os cantos possíveis. Que a gente (o trio de soberanas) consiga tocar as pessoas para que venham a Caxias, mas que as pessoas percebam que a cidade não é só a Festa da Uva, que aqui tem muita coisa bonita para se ver. Que a gente consiga resgatar a presença do agricultor. A participação da comunidade também é muito importante, é ela a responsável por manter viva a festa. Que na edição de 2019 todos possam reconhecer suas origens de uma Caxias que, hoje, tem somente cerca de 30% de sua população formada por descendentes de italianos — projeta Milena, que representou a Perfil Imóveis no concurso de escolha das soberanas.

A curto prazo, no entanto, os planos da princesa são bem menos audaciosos. Neste domingo, Milena iria até Santa Tereza, onde vivem os avós maternos, para comemorar a conquista do título.

— Estamos tentando reunir todos os Remus e os Caregnato para o almoço, imagina a quantidade de gringo. Vai ser uma festa — brincou.   

CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 19/05/2018. Escolha da rainha e princesas da 32ª Festa da Uva 2019 realizada nos pavilhões da Festa da Uva. Novas soberanas da Festuva: princesa Viviane Piamolini Gaelzer (de vestico com laranja), rainha Maiara Perottoni (C) e Milena Remus Caregnato (vestido com detalhes de uva). (Porthus Junior/Agência RBS)
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Leia também:
Domingo será gelado na Serra Gaúcha
Carro cai em arroio em Caxias do Sul
Homem é morto em confronto com a Brigada Militar em Caxias 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros