Pároco Nivaldo Piazza entrega a função neste domingo com festa - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

25 anos depois10/03/2018 | 11h22Atualizada em 10/03/2018 | 14h15

Pároco Nivaldo Piazza entrega a função neste domingo com festa

"O tempo faz as coisas envelhecerem, mas as instituições podem se renovar a partir de ideias e pessoas novas"

Pároco Nivaldo Piazza entrega a função neste domingo com festa Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Pioneiro

A religião entrou de forma silenciosa e sem avisar na vida de Nivaldo Piazza, 86 anos. Nascido em uma família católica e coroinha desde muito novo, ele fazia da igreja sua segunda casa. 

– Nunca me perguntei porque virei padre. Foi algo natural – revela o sacerdote. 

Piazza entrou para o  Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida aos 13 anos e, desde então, jamais pensou que seu destino poderia ter sido diferente. Natural de Nova Milano, distrito de Farroupilha, o sacerdote comanda a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias do Sul, há 25 anos. Conhecido por seu carinho e dedicação aos fiéis, consolida-se como o pároco que atuou por mais tempo em uma única paróquia. 

A hora de diminuir o ritmo, porém, chegou. Neste domingo, durante uma festa celebrada pela comunidade, ele transmite o cargo para o padre Eleandro Teles, 33, passando a atuar como pároco emérito.

Foi ordenado padre em 1956, sendo designado para atender sua primeira paróquia: a de São José, em Cambará do Sul. Após passar por comunidades de Nova Roma do Sul, Antônio Prado e um tempo em Roma, na Itália, para fazer um mestrado, Piazza volta a Caxias em 1993, para assumir a Paróquia de Lourdes.

Dono de um senso de humor único e uma simpatia comum àqueles que tem o espírito sossegado, o padre relembra com carinho do trajeto que percorreu. 

– Eu não ajudo muito, mas também não atrapalho – brinca.

Dos 60 anos em que atua como padre, 40 foram em Caxias do Sul. Apesar de a idade avançada ser um dos motivos para a aposentadoria, o padre diz que sua saúde – física e mental – está perfeita. Em suas próprias palavras, ele garante que está mais novo hoje do que quando chegou à paróquia:

– Há anos atrás, tive um infarto. Foi aí que me dei conta do futuro, aquilo me fez muito bem. Depois que saí do hospital, deixei de fumar, tive de fazer uma ponte de safena e acabei descobrindo um câncer na próstata. Tudo junto. Aí, coloquei ordem na casa, arrumei o "carro" – revela.

Em tanto tempo como padre, Piazza diz que já celebrou casamento de gente à qual batizou. No semblante tranquilo, revela a sensação de dever cumprido. 

– Eu sempre digo que o tempo faz as coisas envelhecerem. E tu, como pessoa, não rejuvenesce mais. Mas as instituições podem rejuvenescer, se renovar a partir de ideias e pessoas novas – acredita.

Na festa deste domingo, ocorre o lançamento e a sessão de autógrafos do livro Por exemplo... Fé e Vida, que reúne 50 artigos escritos mensalmente pelo padre Nivaldo Piazza no Jornal Lourdes, desenvolvido pela comunidade. Parte do valor arrecadado será usado para dar início ao fundo de restauração da Igreja Matriz do bairro.

PROGRAME-SE

O quê: missa pelos 25 anos de atuação do padre Nivaldo Piazza e posse do novo pároco, padre Eleandro Teles.
Onde: Igreja Nossa Senhora de Lourdes (Rua Angelina Michielon, 936).
Quando: domingo, a partir das 10h.
Quanto: entrada gratuita. Os ingressos para o almoço estão esgotados. O livro pode ser adquirido no evento e na secretaria paroquial, por R$ 20.

Leia também
Câmara de Caxias realiza no fim de semana primeira reunião para discutir o Plano Diretor
Defesa recorre de cassação do mandato do prefeito de Bom Jesus
Vereador reclama de deboche de colegas após usar cafeteira própria na Câmara de Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros