Curso de Gastronomia é carro-chefe do Senac em Caxias - Geral - Pioneiro

Sistema S10/01/2018 | 07h01Atualizada em 10/01/2018 | 10h50

Curso de Gastronomia é carro-chefe do Senac em Caxias

Procura aumentou, no último semestre, entre pessoas que estão mudando de área de atuação

Curso de Gastronomia é carro-chefe do Senac em Caxias Débora Moura/Divulgação
Entre os cursos ofertados pelo Senac estão o de confeiteira Foto: Débora Moura / Divulgação

<< LEIA TAMBÉM: Cursos profissionalizantes e de qualificação podem ser a porta para um novo emprego

O cenário de crise econômica que afetou os setores de indústria, comércio e serviços mais fortemente nos últimos dois anos refletiu em uma maior procura pelos cursos ofertados no Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). A informação é do diretor do Senac de Caxias, José Luiz Tomanchievicz. Isso porque, mesmo que a entidade não faça encaminhamentos para o mercado de trabalho, a oferta de vagas é feita pelas empresas às pessoas em formação: 

– Dificilmente, os alunos saem daqui sem emprego. Muitas empresas nos procuram para preencher as vagas – disse Tomanchievicz.

Gabriela dos Santos Vieira, 29 anos, era cuidadora de idosos e resolveu fazer o técnico em enfermagem no Senac Caxias. Começou em 2014, teve de interromper em função de uma licença maternidade, retomou no ano passado e concluiu as 1.800 horas/aula em outubro de 2017. Ao encerrar o curso, garantiu uma colocação na Unimed.

Leia mais
Cursos profissionalizantes e de qualificação podem ser a porta para um novo emprego
Simulador de direção é novidade no Senat de Caxias

O curso é realizado em parceria com a empresa, que sede materiais e equipamentos, e acaba absorvendo a maior parte dos formados – seis em cada 10, segundo estimativa do Senac.

– Tive o privilégio de poder escolher a empresa que queria trabalhar. Houve uma oportunidade bacana, encaminhei o registro no Coren (Conselho Regional de Enfermagem) e, quando saiu, imediatamente, fui contratada pela Unimed. A maioria dos meus colegas também está no mercado de trabalho – contou orgulhosa a técnica em enfermagem.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 08/01/2018. Senac de Caxias oferece cursos de formação profissional, oficinas, cursos de idiomas, graduação EAD e pós-graduação presencial. Em Caxias, carro-chefe é gastronomia. José Luiz Tomanchievicz é diretor do Senac Caxias. (Diogo Sallaberry/Agência RBS)
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Ao todo, a unidade local do Senac oferta mais de 80 cursos, além dos técnicos (presenciais e à distância), da graduação à distância, da pós-graduação presencial e dos de idiomas. O mais procurado é o de gastronomia, carro-chefe da unidade. Junto com outros como os da área da beleza e de informática, por exemplo, eles fazem parte dos profissionalizantes que possibilitam aos alunos mais do que competir por uma vaga no mercado, a abertura do próprio negócio.

Na sede da unidade, os alunos – são cerca de 1,2 mil por mês – aprendem na prática a exercer as atividades em estruturas completas de cozinha, confeitaria, padaria, salão de beleza, sala de enfermagem e laboratórios de informática, entre outros ambientes reproduzidos para a aprendizagem. Além disso, aprendem a gerir os negócios.

– Oficinas como doces e salgados para festas são curtas. Em uma semana, o aluno sai capacitado e apto para uma nova profissão – considerou Débora Moura, facilitadora de marketing do Senac.

Leia também:
Famílias de agricultores da Serra mantêm tradição de se ajudarem na colheita da uva
Conheça as estratégias do novo secretário de Desenvolvimento Econômico de Caxias

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros