Cursos profissionalizantes e de qualificação podem ser a porta para um novo emprego - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Sistema S10/01/2018 | 07h03Atualizada em 10/01/2018 | 10h27

Cursos profissionalizantes e de qualificação podem ser a porta para um novo emprego

Inscrições estão abertas para novas turmas

Cursos profissionalizantes e de qualificação podem ser a porta para um novo emprego Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Quem está em busca de um emprego, quer entrar no mercado de trabalho em 2018 ou está decidido a mudar de área de atuação, tem nos cursos oferecidos pelo Sistema S, em Caxias do Sul, uma opção de formação ou qualificação que pode se transformar em oportunidade no ano que se inicia. Existem cursos nas mais diversas áreas e para as mais variadas idades. Tem opção para quem quer aprender uma atividade, trocar de ramo ou para quem busca apenas um aperfeiçoamento ou aprender um novo idioma.

Sistema S é o termo usado para referir o conjunto de organizações voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica. Elas fazem parte o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). Existem ainda os seguintes: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); e Serviço Social de Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) que são entidades independentes, mas costumam atuar próximas fisicamente.

Caxias tem unidades de quase todas elas. Algumas estão em período de recesso, como o Senai, mas todas estão com inscrições abertas. As informações sobre a oferta de cursos e as matrículas podem ser consultadas nos sites e, nas que mantém atividade administrativa durante as férias, também por telefone. Ou seja, basta ter iniciativa.

Leia mais
Gastronomia é carro-chefe do Senac em Caxias
Simulador de direção é novidade no Senat de Caxias

Altemir Almeida de Camargo, 49 anos, está desempregado há cerca de um ano. Ele trabalhava em uma indústria metalúrgica de Caxias como pintor, mas, ao ser desligado, decidiu mudar de ramo. Primeiro, ele fez carteira de habilitação para dirigir micro-ônibus e ônibus. Depois, se inscreveu no curso de Especialização para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros. Na segunda-feira pela manhã, ele assistia a uma aula no Senat. Nos planos do ex-metalúrgico, ainda está o curso para transporte escolar. A ideia é ampliar as possibilidades de atuação.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 08/01/2018. Senat de Caxias oferece cursos de qualificação para condutores de veículos de transporte. Novidade é um simulador de ônibus e caminhões que deve entrar em operação oficialmente em março. Altemir Almeida de Camargo, 49 anos, aluno do Senat, busca mudar de profissão com a qualificação. (Diogo Sallaberry/Agência RBS)
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

– A gente tem que estar preparado. Se ficar parado, sem qualificação, é difícil. Estou fazendo os cursos porque são requisito básico para as empresas contratarem – explicou o futuro motorista.

A mudança de área de atuação é um movimento que tem crescido nos últimos seis meses, segundo o Senac de Caxias.

– Notamos uma mudança de perfil. Temos muitos alunos que estão trocando de área. São pessoas desligadas dos setores metal-mecânico e que estão procurando uma nova profissão, principalmente, nas áreas da gastronomia e barbearia – ponderou Débora Moura, facilitadora de marketing da unidade local do Senac.

– Isso aconteceu da metade do ano passado em diante. As pessoas estão se reinventando, procurando outras áreas em que consigam fazer um curso de curta duração, até porque muitas não tem escolaridade para fazer uma graduação ou técnico, e procuram um profissionalizante, que dá oportunidade de ingresso bem mais rápido no mercado de trabalho – avaliou Silmara Kosvoski, facilitadora de marketing.

Para o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, Ivanir Gasparin, o desenvolvimento da indústria na cidade se deve muito à unidade local do Senai. Da mesma forma, para o dirigente, o Senac tem atuado fortemente para a propulsão do comércio. Assim como, o Senat na área dos transportes.

– É um retorno também para as empresas, que contribuem por meio das folhas de pagamento – considera Gasparin.

Confira os serviços do Sistema S que podem ser encontrados em Caxias do Sul:
Senac
– O que oferta: Cursos de Formação Inicial e Continuada, Técnicos (presenciais e à distância), Graduação à distância, Pós-graduação presencial e Idiomas, além dos cursos de Jovem Aprendiz
– Quanto: Os valores variam em função da carga horária e especificidade de cada curso
– Inscrições: Na sede, que fica na Avenida Júlio de Castilhos, 3.638, no bairro Cinquentenário
– Informações: senacrs.com.br/caxias e (54) 3225-1666, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h

Senat
– O que oferta: Curso de especialização e atualização para condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros e de carga
– Quanto: Gratuito para empregados e autônomos registrados como profissionais do setor
– Inscrições: Na sede, que fica na Rua Luís Francescuti, 41, no bairro Pioneiro
– Informações: sestsenat.org.br/unidade/caxias-do-sul e (54) 3217 3033, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min

Senai
– O que oferta: Cursos de evolução profissional, técnicos, graduação e pós-graduação na área da indústria
– Quanto: Variam conforme os cursos
– Inscrições: Instituto de Tecnologia em Mecatrônica, no Travessão Solferino, 501, bairro Cruzeiro; Unidade Nilo Peçanha, na Rua Vereador Mário Pezzi, 1135, bairro Exposição; Unidade José Gazola, na Rua Professor Luiz Facchin, 620, bairro São José;
– Informações: senairs.org.br/pt-br/tags/caxias-do-sul e (54) 3201 5530, unidade José Gazola, (54) 3201 5545, unidade Nilo Peçanha, (54) 3238 7600, Instituto de Tecnologia em Mecatrônica 

Senar
O que oferta: Cursos de capacitação na área rural produção e agrinduitria e promoção social
– Quanto: Gratuitos
– Inscrições: É preciso formar turmas e contatar o Senar na região
– Informações: Sindicato Rural, na Rua Borges de Medeiros, 87, e (54) 3221 4855 ou com o supervisor do Senar na região, Nilson Finger pelo 54 99975 7978

Leia também:
Daer começa restauração de parte do trecho urbano da Rota do Sol, em Caxias do Sul
IFRS terá curso técnico integrado ao Ensino Médio em Veranópolis a partir de 2019

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros