Raquel Fronza
Cerca de quatro anos após o Ministério Público elencar 16 pontos críticos na Rota do Sol, os mais perigosos da rodovia no trecho urbano de Caxias do Sul, a terceira pequena intervenção sai do papel. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) começou ontem a instalação de redutores de velocidade no bairro Jardim das Hortênsias, no km 148 da RSC-453.
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Ainda que não seja elencado como prioritário, o trecho, na intersecção com as ruas Sétimo Menegotto e Líbera Boff, consta na lista do MP como o 10º ponto que deveria receber atenção. Nas imediações, existe uma escola e o trevo de acesso ao bairro.Os redutores de velocidade são, na verdade, direcionadores do centro de pista que serão colocados dos dois lados da rodovia. Segundo o diretor regional do Daer, engenheiro Sandro Wagner Vaz dos Santos, isso consiste em uma pintura termoplástica que imita os redutores, e que executaria a mesma função de alertar os motoristas.
– Estive visitando ali há uns 15 dias, e vi que é extremamente inseguro. Agora foi a vez desta comunidade. A intenção é colocar uma lombada eletrônica ali, mais adiante. Outro lugar que merece uma lombada é São Ciro, que é igualmente perigoso – promete o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, sem dar datas para a solução definitiva.
O ponto no Jardim das Hortênsias acumula 40 acidentes entre 1º de janeiro de 2013 e ontem, segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar. Dois deles resultaram em morte: em julho do ano passado, José Luís Montanari, 74 anos, morreu depois de o carro que conduzia se envolver em uma colisão no km 148. A vítima mais recente foi o pedestre Ilvo Ribeiro Jardim, 56, no km 149.Além do Jardim das Hortênsias, outros dois pontos exigem solução urgente: o trevo da Codeca, no bairro Santa Fé, onde o menino Giovane Gonçalves, 10 anos, morreu atropelado no último dia 6 de abril, e no acesso ao bairro Cidade Industrial.
No primeiro, há expectativa de construção de uma rotatória, enquanto no segundo seria instalada uma lombada eletrônica. Em 22 de julho de 2015, inclusive, o ex diretor-geral do Daer Ricardo Nuñes prometeu ao MP a implantação do aparelho em até três meses. A lombada já havia sido garantida pelo secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen em 29 de junho daquele ano. Agora, o diretor-geral do Daer alega que os projetos destes dois trechos estão sob responsabilidade da prefeitura.O próximo passo, conforme o departamento, será a instalação de uma rótula alongada no acesso a Fazenda Souza:
– É uma região populosa e que exige atenção – justifica.
As outras duas intervenções já feitas na rodovia foram a instalação de duas lombadas no acesso ao bairro São Ciro II, e a colocação de um conjunto de semáforos no trevo de acesso a Monte Bérico.
O que diz a prefeitura
O secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cristiano de Abreu Soares, explica que a prefeitura está reformulando o projeto do trevo da Codeca após a solicitação de melhorias pelo próprio Daer. Com relação ao Cidade Industrial, que acumula mais de 18 mortes, ele desconhece qualquer projeto que a prefeitura esteja envolvida.
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