Frei Jaime: a sós consigo mesmo - Geral - Pioneiro

Opinião16/05/2017 | 08h47Atualizada em 16/05/2017 | 08h47

Frei Jaime: a sós consigo mesmo

A convivência oportuniza muitas trocas, amplia o horizonte do conhecimento e permite estar perto, de várias formas, de inúmeras pessoas

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Acordando e resgatando aquele ânimo que a vida supõe diariamente... Aquietando o coração para viver mais serenamente... Pensando sempre o melhor! Viver sem medo é uma dádiva. Vamos lá!

"Pessoas vem e vão. Você fica. Trata-se bem."

Leia mais
Frei Jaime: fazer o bem é a melhor maneira para perpetuar o amor
Marcos Kirst: do branco e preto ao fúcsia
Nivaldo Pereira: mitologia taurina

A convivência oportuniza muitas trocas, amplia o horizonte do conhecimento e permite estar perto, de várias formas, de inúmeras pessoas. Cada um tem seu jeito, sua história e seus sonhos. Em algumas situações, as pessoas chegam e depois vão. No dia a dia, lidamos com a proximidade e, também, com o distanciamento. Até amizades são mais intensas num tempo e depois alguns se afastam. Existem, no entanto, laços que se eternizam, que são maiores que o próprio tempo. Mas tem alguém que permanece dia após dia, jamais se afasta: você.

Sim, você fica com você mesmo, o tempo todo. Mesmo quando está pensando longe, você não está distante do próprio 'eu'. Ser sua própria companhia é um privilégio. Alguns não conseguem ficar muito tempo a sós consigo mesmo. Porém, a qualidade das relações humanas depende, num certo sentido, da construção que cada um faz da solidão, que oportuniza permanecer mais tempo com sua própria essência. Quem descobre que é possível ficar muito à vontade na própria interioridade, experimenta é importante tratar-se bem.

É imprescindível ter uma autoimagem equilibrada, valorizar os dons recebidos, os talentos desenvolvidos, a história construída. Se o movimento das pessoas que chegam e depois se afastam é contínuo, o fato de poder ficar com você mesmo é uma oportunidade ímpar de viver de forma leve e serena. Para estar bem com os outros, é importante conhecer-se o suficiente para ser uma ótima companhia para si próprio.

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comTerça-feira terá temperaturas de verão na Serra https://t.co/poY5da6SQ4 #pioneirohá 6 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comTitulares do Juventude passam por exames e são dúvidas para partida contra o América-MG https://t.co/PabigxsSjD #pioneirohá 30 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros