
Maturidade grená
A vitória do Caxias sobre o Maringá, por 3 a 0, no Centenário, foi a prova da maturidade do time de Luiz Carlos Winck. Na semana passada, se falava da lição que o Avenida deixou na eliminação grená do Gauchão. Agora, só resta dizer que o time foi maduro. Construiu a vantagem e soube administrar – e ampliar. A expectativa pelas chances de acesso do Caxias não passam só pela excelente campanha, mas também porque a equipe soube ser madura e experiente na primeira das seis decisões da Série D.
Expectativa Jaconera
O Juventude terá pela frente um dos adversários mais difíceis até agora na Série B do Campeonato Brasileiro. O Coritiba, que vem de derrota para o Avaí, pode trazer dificuldades ao time de Julinho Camargo, nesta segunda, no Jaconi.
Até por isso, é preciso que o torcedor esteja junto com o time nesse momento. Pelo menos durante os 90 minutos será preciso esquecer a campanha que não empolga, os jogos sofríveis no meio do caminho e a insatisfação com A ou B.
O time precisa vencer para seguir longe da zona do rebaixamento e, consequentemente, evoluindo na tabela. Se a atuação não agradar, ao final do jogo, a vaia é um direito.
De volta à elite
Estão definidos os 12 clubes do Campeonato Gaúcho de 2019. Depois do Aimoré, que havia subido na quarta-feira, neste domingo, foi a vez do Pelotas garantir vaga na elite do futebol gaúcho na próxima temporada. O time de Paulo Porto – aquele mesmo que ganhou a Taça Piratini pelo Caxias em 2012 e que foi demitido antes de disputar a final do Gauchão –venceu o Inter-SM por 1 a 0, com a Boca do Lobo praticamente lotada.
O Gauchão 2019 terá os três grandes clássicos do Rio Grande do Sul novamente: Ca-Ju, Gre-Nal e Bra-Pel. A tendência é de um campeonato ainda mais equilibrado. Os erros de outras épocas tendem a ser menos tolerados na tabela de classificação.