
Uma série de medidas deverá ser adotada pelos supermercados para auxiliar na contenção do avanço do coronavírus. Elas estão em uma cartilha que a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) enviará aos associados a partir desta quarta-feira (18). O material reúne dicas de boas práticas operacionais que contribuam para a segurança sanitária dos estabelecimentos.
Leia mais
Prefeitura planeja montar estrutura para atender casos de coronavírus em Caxias
Canela suspende a programação de Páscoa por tempo indeterminado
As medidas incluem desde o reforço na higienização de carrinhos, cestos e checkouts até a suspensão das degustações nas lojas. A reorganização dos produtos com foco no autosserviço também é uma orientação para evitar filas e sobrecarga nos balcões de atendimento de açougue, padaria e fiambreria, por exemplo.
O Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios Caxias do Sul (Sindigêneros) também orienta os supermercadistas a reforçar a higienização dos espaços. Além disso, a recomendação, conforme o gerente-executivo do Sindigêneros, Vanderlei Fantinel, é que funcionários com maior risco de doenças graves (como pessoas idosas e com condições de saúde como diabetes, doenças cardíacas e pulmonares) não entrem em contato direto com os clientes.
— Não precisa correr para o supermercado porque não vai haver desabastecimento. As entregas de mercadorias continuam sendo feitas nos supermercados — acrescenta Fantinel.
Caxias do Sul tem dois casos de covid-19 até o momento. O primeiro já obteve alta do isolamento domiciliar. Ambos viajaram para fora do país.